SALVADOR / “OCUPA”: Pela internet, manifestantes organizam movimento contra ‘prédio xodó’ de Geddel

A crise instalada em Brasília após as revelações do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, tem tido repercussões fortes em Salvador. No último sábado (19/11), ao jornal Folha de S. Paulo, Calero acusou o ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, o baiano Geddel Vieira Lima, de pressioná-lo para liberar as obras do prédio La Vue, barradas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Ativistas baianos organizaram um protesto pelo facebook, marcado para a próxima sexta-feira (25/11), contra a construção do prédio. O protesto ocorrerá no local da obra, às 15h.

A ideia é lutar para embargar a construção a exemplo do que ocorreu em Recife, com o movimento “Ocupe Estelita”, quando a população civil organizada se colocou contra um empreendimento imobiliário orçado em R$ 800 milhões em uma área de proteção ambiental.

O ‘La Vue’, no Porto da Barra, estava previsto vai ser construído com 30 andares. Mas apenas 13 foram liberados pelo Iphan — o embargo é justamente por entender que há riscos de criar sombreamento na praia e modificar o regime de circulação de ventos na área.

Segundo o ex-ministro Calero, Geddel teria cobrado a aprovação da obra por ter comprado um apartamento no 23º andar do prédio. O político baiano, no entanto, nega ter feito pressão.

As inverdades é que eu teria dito, por exemplo, que iria pedir a cabeça da presidente do Iphan, que eu poderia tratar com o presidente da República. Eu nunca tratei desse tema com o presidente da República. Nada, absolutamente nada. Aí há um certo exagero”, disse Geddel.

Veja nota dos ativistas do movimento “Ocupa La Vue:
Um ministro de estado sair de seus cuidados para pressionar um órgão que trabalha na preservação do patrimônio a mudar parâmetros técnicos para permitir a construção de um espigão já seria um absurdo. Porém, quando um ministro faz isso advogando em causa própria, pois proprietário de um luxuoso apartamento no referido e ilegal empreendimento, isso já ultrapassa o escárnio. E o escárnio se mistura com desdém quando o presidente da república, mesmo sendo um ilegítimo, diz que vai esperar a repercussão para tomar providências. Então, se o que falta é repercussão vamos todos nesta sexta-feira gritar um sonoro FODA-SE GEDDEL.

Por: www.aratuonline.com.br
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]