SÃO PAULO / Rebelião em presídio de Bauru tem fuga de 200 presos, diz PM

Motim começou após agente penitenciário apreender celular encontrado com detento
Uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária 3 do Instituto Penal Agrícola, localizado em Bauru, interior de São Paulo, registrou uma rebelião na manhã desta terça-feira (24). A confusão começou após um agente penitenciário flagrar um detento com um celular e apreender o aparelho, por volta das 8h. Segundo informações preliminares, a rebelião resultou na fuga de 200 presos, segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar). Parte dos presos foram recapturados, mas não há informações sobre o número exato dos que continuam foragidos.

Os detentos colocaram fogo em algumas áreas do presídio e nenhum agente foi feito refém. No entanto, alguns precisaram pular o muro para sair do local e ficaram levemente feridos. Há também registro de presos feridos.

A penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. O Instituto Penal funciona em regime semi-aberto e está localizada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do km 349, na zona rural.

A Polícia Militar informa, em nota, que a "situação está controlada e, reforça-se que se trata de caso isolado, ou seja, não há outras unidades prisionais nesta condição na região". Ainda de acordo com a nota, "foi acionada força policial militar da região para apoio na recaptura".

Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) confirma que a confusão começou durante revista de rotina quando um agente de segurança "surpreendeu um preso se comunicando através de celular". De acordo com a pasta, "a situação já está controlada e o  Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes de segurança penitenciária, está junto com a PM realizando a contagem dos presos".

A SAP explica que "as unidades de regime semiaberto, conforme determina a legislação brasileira, não dispõem de muralhas nem segurança armada, sendo cercada por alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo sendo de autordisciplina do preso do que a mecanismos de contenção. O CPP III é o antigo Instituto Penal Agrícola de Bauru e está localizado numa área, do tipo fazenda, de 240 alqueires. Na última saída temporária, que ocorreu no final de 2016 e início de 2017, 1.122 presos foram beneficiados e 1.074 retornaram .Hoje, 208 presos trabalham fora da unidade, exercendo atividades externas, outros 65 em empresas dentro da unidade e  358 trabalham em atividades de manutenção do próprio presídio".

A Prefeitura de Bauru também emitiu nota sobre o caso e declarou que em razão da fuga de presos registrada nesta manhã, "a Secretaria Municipal de Educação orientou servidores que atuavam em escolas na região do Núcleo Fortunato Rocha Lima, que não permanecessem sozinhos em nenhuma das unidades escolares".

Com isso, servidores da EMEII Arlindo Boemer Guedes de Azevedo, no Parque Santa Edwirges, se deslocaram para a EMEF Maria Chaparro Costa, no mesmo bairro, e da EMEII Márcia Andaló Mendes de Carvalho, no Pq Roosevelt, se deslocaram para a EMEII Antonio Daibem, no Jardim Vânia Maria.

Essa é a primeira grande rebelião ocorrida em São Paulo desde o início do ano, quando evidenciou-se uma crise penitenciária no Brasil. Iniciada em Manaus, presídios de Roraima e Rio Grande Norte já registraram grandes motins — além de registros menores em outros estados. Mais de cem presos morreram somente neste ano em massacres dentro de presídios.
A penitenciária do interior paulista tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. Foto: Reprodução

Por: noticias.r7.com
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]