ESPORTE / Futebol engatinhando na exploração das Redes Sociais

O universo on-line veio para ficar, estamos todos conectados e os mais jovens nascidos neste mundo “digital” navegam esse mar com facilidade embora alguns entre nós ainda sofram (alguns sofredores freqüentam o blog Futebol Baiano! :) brincadeira ) O acesso está aumentado, e com ele oportunidades para os nossos times. Existem no mundo clubes altamente conectados que se beneficiam do poder das redes sociais eficientemente como canais de comunicação e geradores de receitas.
As redes sociais influenciam torcedores e consumidores em tempo real. Estamos vivendo a era digital, mas uma lei do mundo natural se aplica também a este mundo virtual. Quem não se adapta perece, quem se adapta prospera. Os clubes com mais seguidores nas redes sociais são Barcelona, Real Madrid e Manchester United

Vamos aos números

No Brasil, os clubes com mais seguidores são:
No Nordeste o TOP 6 é o seguinte:
FACEBOOK: 1° Bahia, 2° Sport, 3° Ceará, 4° Fortaleza, 5° Santa Cruz e 6° Vitória
TWITTER: 1° Sport, 2° Bahia, 3° Vitória, 4° Ceará, 5° Santa Cruz e 6° Fortaleza
INSTAGRAM:1° Sport, 2° Bahia, 3° Ceará, 4° Vitória, 5° Santa Cruz, 6° Fortaleza

Finalmente, na Bahia:
Os outros clubes baianos estão a anos-luz dos números de Bahia e Vitória em engajamento nas redes sociais, aparte a dupla BA-VI, o Futebol Baiano é pífio em desempenho e relevância no cenário nacional apesar de a Bahia ter o segundo mais antigo campeonato estadual do país desde 1905.

O Ypiranga foi incluído apesar de estar na segundona por ter um engajamento online relevante e superior a todos os clubes menores no Facebook e Twitter.

Existe muito potencial a ser explorado e mesmo os pequenos podem e devem buscar engajamento nas redes sociais que pode lhes proporcionar exposição e fontes de renda alternativas.

A FBF poderia auxiliar os pequenos nesse contexto, a sua razão de existir deveria ser a prosperidade do estadual e seus clubes além do futebol amador, infelizmente, muito pouco se vê de auxilio da Federação para os clubes, e em seus sites e iniciativas de mídia praticamente limita-se a listar as participações destes no estadual, nenhuma matéria relevante sobre os clubes, suas ações e históricos é encontrada nos sites da Federação que somente na ocasião do “baianinho” põe no ar o seu Hotsite. Os escudos dos clubes aparecem, mas não há links para os seus sites ou bio dos mesmos.

O facebook da FBF possui 12.018 seguidores, o Twitter da federação tem 9.449 seguidores.

Este apanhado apenas mostra que estamos engatinhando na exploração do potencial da Internet especialmente Bahia e Vitória, no nordeste o potencial também é sub-explorado e mesmo entre os grandes do Brasil ainda há muito campo para crescer. A pesquisa se concentrou apenas no Facebook, Twitter e Instagram, existem outras redes sociais, além é claro os próprios sites dos clubes para engajamento e obviamente o YouTube que será abordado em outro post por possuir certas peculiaridades relevantes.

Com a palavra o torcedor.

Por: Yvez Pineiro / www.futebolbahiano.org
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site VALBAHIANEWS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][btop]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

JOGOS DA SEGUNDA RODADA DA COPA JACUÍPE.