VÁRZEA DA ROÇA / Prefeitos do Consórcio Jacuípe querem ações do Estado para combater a longa estiagem

O prefeito de Capela do Alto Alegre - e também presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe -, Claudinei Xavier Novato, conhecido como “Dr. Nei”, foi recebido em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Josias Gomes.
O encontro na Serin contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, dos prefeitos de Quixabeira, Reginaldo Sampaio Silva, Várzea da Roça, Lourivaldo Souza Filho, e São José do Jacuípe, Erismar Almeida Souza, e da prefeita de Capim Grosso, Lydia Fontoura Pinheiro, além de outras lideranças políticas da região.

A reunião contou, ainda, com a presença de autoridades políticas do território, e teve como foco a atuação do governo do Estado quanto às ações emergenciais de apoio aos municípios no combate aos efeitos da longa estiagem que atinge todo o território da Bacia do Jacuípe.

Há mais de um mês que o Consórcio Jacuípe tem se mobilizado para buscar recursos que viabilizem alternativas que atendam às necessidades dos municípios consorciados nesse período de estiagem.

Nas reuniões com o governo do Estado a pauta principal sempre foi um apoio emergencial para contornar as dificuldades causadas pela seca. Na reunião desta terça-feira (7) foram reivindicados mais recursos para a contratação de carros pipas, pois os que os municípios possuem não são suficientes.

Cada município tem suas peculiaridade, apesar de todos estarem passando pela mesma dificuldade. Hoje, o que mais necessitamos é de água. Muitos municípios do território têm difícil acesso à água. É uma queixa frequente dos prefeitos. Pensando nisso solicitamos junto a Serin e SDR a abertura de chafarizes nos municípios que não tem, a perfuração e manutenção de poços artesianos, liberação do pagamento da água dos carros pipa pela Embasa”, destacou o prefeito de Capela do Alto Alegre.

Ele prosseguiu dizendo: “Solicitamos recursos para contratação de horas/máquinas para limpeza de aguadas, aquisição de milho subsidiado pela Conab, pois, enquanto a chuva não chega é importante que preparemos nosso povo para recebê-la. Solicitamos também cestas básicas e realização de obras emergenciais de pequenos sistemas de abastecimento. São recursos que, nesse momento difícil, contribuirão grandemente com os municípios consorciados’’, concluiu o presidente do Consórcio Jacuípe.

Por: Notícia Livre
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]