FIQUE SABENDO! / Várzea da Roça realiza Caminhada de combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O ato, que teve a participação da população, alunos, Site Val Bahia News, professores, Igrejas, Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, CRAS, estagiárias do curso de pedagogia da FCG, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Câmera de Vereadores, Escola Odilon Sena Cerqueira, Escola Estadual Governador Antônio Carlos Magalhaes, Escola Municipal Padre João Farias e sindicatos (STTR, APLB, SFPVR) foi organizando pelo Conselho Tutelar de Várzea da Roça
Em comemoração ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Várzea da Roça, realizou uma caminhada nesta segunda-feira, dia 22 de maio de 2017, com o objetivo de alertar e conscientizar à população da importância do combate à exploração e os meios para a realização da denuncia. Dezenas de pessoas foram às ruas pedir o fim da exploração sexual de crianças e adolescentes. Houve o envolvimento da sociedade e dos órgãos públicos municipais, como escolas e secretarias.

Iniciada na Praça Topógrafo Pedro Magalhães (Praça da quadra), a caminhada percorreu as principais Ruas da cidade com parada na feira livre e finalizada na Praça da Bandeira. Durante a caminhada, além da distribuição de materiais informativos, os moradores de Várzea da Roça receberam informações sobre o que pode ser considerado abuso, como proceder e onde denunciar. Normalmente a comemoração é realizada no dia 18 de maio, a data escolhida pelos organizadores deu-se devido ao numero pessoas na cidade, já que a feira livre do município acontece às segundas feiras e atrai muita gente de diversas localidades.
A equipe do Conselho Tutelar realizou atividades durante a semana no Centro Educacional Padre João Farias, focadas na conscientização ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A classe política também abraçou o projeto Faça Bonito e foi às Ruas demostrar apoio. Todos se mobilizaram pela causa, que infelizmente ainda apresenta dados alarmantes a nível nacional. Dentre as autoridades presentes estava o prefeito que usou do microfone de um carro de som que acompanhou a passeata, além de vereadores e secretários.

Qualquer pessoa pode denunciar os casos de abuso e exploração sexual de criança e adolescentes. As informações podem ser passadas pelo Disque 100, canal de denúncias gratuito e sigiloso. Além disso, em Várzea da Roça os casos também podem ser denunciados no Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do CREAS e Delegacia de Polícia.

Sobre a data
O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o País para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. A morte de Araceli, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Clique AQUI e veja + fotos...


Por: VALBAHIANEWS
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site VALBAHIANEWS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][btop]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

JOGOS DA SEGUNDA RODADA DA COPA JACUÍPE.