REGIÃO / Municípios abastecidos pelo sistema de passarão a receber água da

A região atendida pelo sistema de abastecimento de água de Pedras Altas passará a receber água de dois mananciais a partir deste mês.  A falta de chuvas baixou o nível da Barragem de Pedras Altas, que está com apenas 16% de sua capacidade total de acumulação, o que levou a Embasa a adotar a medida para distribuição de água com a mistura das águas das Barragens de Pedras Altas e São José na proporção de 50% de água de cada manancial a partir desta semana, objetivando minimizar a taxa de rebaixamento da Barragem de Pedras Altas.
Barragem São José do Jacuípe
A mistura das águas dos mananciais visa preservar a barragem de Pedras Altas e garantir a continuidade do abastecimento até a chegada do próximo período chuvoso. Até lá a Embasa manterá a complementação do volume distribuído com água da barragem de São José do Jacuípe. “O momento se tornou mais crítico após a frustração das previsões de chuvas desde o mês de dezembro. Embora as poucas chuvas tenham contribuído para aliviar o sofrimento no campo, a Barragem não teve reposição,” esclarece o gerente da Unidade Regional da Embasa em Senhor do Bonfim, Vinicius Araújo Sousa.
Barragem de Pedras Altas
Serão atingidas por esta medida:
São José do Jacuípe: Sede, Itatiaia, Embratel, Espinheiro, Caraíbas, Várzea Dantas e Vaca Brava; Capim Grosso: sede, Peixe, Caiçara, Melancia, Água Nova, Aroeira, Jenipapo, Curral de Pedra, Várzea do Mel, Mata do Estado e Recanto da Siriema; Município de Mairi: Aroeira e Bom Sucesso; Várzea da Roça: Várzea do Meio, Campo de São João, Canudos, Capoeira do Milho, Chapada, Cruz de Almas, Jenipapo, Jibóia, Pedrinhas; Santaluz: Algodões, Pereira, Fontinha, Maciel, Sisalândia; Queimadas: Nova Campina e Riacho da Onça; Quixabeira: sede, Jabuticaba, Cova dos Anjos, Alto do Capim, Várzea do Canto, Várzea dos Cágados, Baixa Grande, Mandacaru, Piloto, Campo Verde, Ramal e Várzea Dantas; Jacobina: Alto da Bela Vista, Junco e Paraíso; Caém, Gonçalinho e Gonçalo:

Os municípios de Santaluz, Queimadas e Jacobina já entraram em regime de racionamento desde o mês de março. A mesma medida passará a ser adotada, ainda este mês, em São José do Jacuípe, Capim Grosso, Várzea do Roça e Caém.

Recomendações:
É importante que a população adote medidas de uso racional da água, evitando uso de água potável para a lavagem de carros e calçadas ou rega de plantas e jardins, sendo recomendável o reuso da água de lavagem de roupas, por exemplo.

Atendimento e orientação ao usuário:
Dúvidas e orientações podem ser acessadas pelo telefone 0800 0555 195 ou nos pontos de atendimento da Embasa nos municípios.

Por: Informações: Assessoria de Comunicação da Embasa - Unidade Regional de Senhor do Bonfim
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]