POLÍTICA / Gilmar Mendes vota contra e TSE rejeita cassação da chapa Dilma-Temer

Terminou nesta sexta-feira (9) o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposto abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014. Após três dias, os ministros chegaram a um placar de votação em 4 a 3. O voto de minerva foi dado pelo presidente do tribunal, o ministro Gilmar Mendes, que votou contra o relatório do ministro Herman Benjamin, que havia pedido a cassação da chapa.
A ação julgada pelo TSE foi apresentada pelo PSDB após a eleição de 2014 e apontava mais de 20 infrações cometidas pela coligação “Com a Força do Povo”, encabeçada por PT e PMDB. Segundo Gilmar Mendes, o tribunal não tinha como objetivo resolver a crise política instalada no país. "A cassação de mandato deve ocorrer em situações inequívocas”, afirmou ao dar o seu voto.

"Não se substitui um presidente da República a toda hora. A Constituição valoriza a soberania popular, a despeito dos valores das nossas decisões. Mas é muito relevante. A cassação de mandato deve ocorrer em situações inequívocas", declarou o ministro, que acrescentou: "Talvez devemos voltar, pelo menos, até 2006. Isso contaminaria todos os fatos do governo Lula, do governo Dilma 1 e do governo Dilma 2, enquanto ele durou. É disso que estamos falando, é esse o objeto da discussão, não estamos falando aqui de uma reintegração de posse".

Por: metro1
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]