POLÍTICA / PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS e em Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Étimo, com o objetivo de combater crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, além de crimes contra o sistema financeiro nacional. A operação é um desdobramento da Operação Lava Jato, que surgiu em Curitiba, e visa investigar a ação de criminosos no Rio Grande do Sul. Mais de 50 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (2), Canoas (1) e Glorinha (1). Também foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados. Também está sendo cumprido um mandado em Brasília.
Com dados obtidos a partir de compartilhamento das informações da 26ª Fase da Operação Lava Jato (Operação Xepa), no Paraná, foi possível aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras.

De acordo com os investigadores, uma entidade associativa ligada a grandes empreiteiras recebia das empresas um percentual do valor de obras públicas realizadas no Rio Grande do Sul. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela Operação Étimo.

Por: metro1 / Foto: Divulgação/ Polícia Federal
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]