REGIÃO / MORRE PÉ DE BARRIGUDA ÁRVORE SÍMBOLO DA HISTÓRIA JACUIPENSE

Uma árvore de cerca de 60 anos, que simbolizava a história de Riachão do Jacuípe, morreu. Mesmo após tentativas de recuperação, a cidade perdeu o Pé de Barriguda, que era um dos principais pontos turísticos da cidade. O Pé de Barriguda, como é conhecida popularmente, ficava na praça da matriz no centro da cidade.
O município não possui registros da data em que a árvore símbolo de Riachão foi plantada, porém, fontes não oficiais afirmam que a árvore foi plantada durante a gestão do prefeito Dr. João de Oliveira Campos nos anos de 1963 a 1966.

Desde então, a Barriguda presenciou diversos eventos e comemorações, todos realizados sob sua copa, que hoje não está mais lá.

De acordo com informações de populares a árvore chegou ao fim do ciclo e morreu de causas naturais. A ausência de folhas e a soltura da casca indicam a morte, após quase 60 anos de história e lendas. A morte foi constatada, e na manhã de hoje (14) profissionais da prefeitura fizeram a retirada da árvore seca da praça da matriz, segundo informações postada nas redes sócias a prefeitura estará realizando o plantio de uma nova muda de barriguda no mesmo local nas próximas semanas.

A árvore é considerada patrimônio histórico da cidade. O historiador Amarilio Soares conhecido como Tio Lio diz em sua rede social diz que ”Foi na Praça da Matriz que ela foi plantada e desenvolvida pela própria natureza.
Por muitos anos ele nos alegrou com a beleza de suas flores brancas que encantava a todos que por ali passavam. Acredito que o emblemático e afetivo Pé de Barriguda que serviu de inspiração para poetas, cantadores, escritores e até mesmo Detratores que de maneira pejorativa relatava sobre sua natureza.
Bem, de qualquer maneira, ela elevou o nome de Riachão para lugares longínquos tornando nossa cidade mais conhecida.
Não há culpados nessa história. Tudo que respira tem seu período de vida útil”.

Por: Baiana FM
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]