FIQUE SABENDO! / Massa de ar quente e seco perde força e aumenta a nebulosidade e chances de chuvas na região e em Várzea da Roça

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam com mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco segue perdendo força, aumentando, assim, as chances de ocorrer chuvas em algumas regiões do Estado. Além disso, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia, somada a umidade vinda da região amazônica, deverá contribuir na intensificação dessas chuvas, principalmente no Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul.
Região da da Lagoa das Pedras no município de Várzea da Roça - BA / Foto: Val Bahia
Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas permanecem elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 39°C em algumas localidades, a exemplo do Oeste e São Francisco. Assim, com esse aumento nas temperaturas e umidade do ar, aumenta também as chances de que estas chuvas venham acompanhadas de trovoadas nessas regiões do Estado.

Na Chapada Diamantina e Norte também há aumento da nebulosidade e previsão de chuvas, porém de fraca intensidade, pois a massa de ar quente e seco (mesmo perdendo força), ainda continua influenciando o tempo nessas áreas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde essa massa de ar atua com mais intensidade, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de chuvas. Mesmo enfraquecido, esse sistema mantém as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 35°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Apesar da previsão de chuvas mais intensas para os próximos dias, os riscos de ocorrer queimadas continuam elevados em grande parte do Estado. Assim, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos sociais, econômicos e ambientais irreversíveis para a região.

Uma das características da primavera é a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 01/11 (quarta-feira) e 02/11 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar entre 12 e 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes valores estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Assim, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

Prognóstico Meteorológico para a cidade de Salvador
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas (mínimas de 21°C e máximas 32°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de chuvas.

Por: Inema
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]