SAÚDE / Secretário explica frase polêmica sobre Aedes e mulheres de saia: "É científico"

A microcefalia, doença que passou a assombrar as grávidas no Brasil, teve um aumento considerável no país por causa do contágio das mães pelo zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na manhã desta terça-feira (29) indicou que houve aumento de casos na Bahia. Segundo os dados, até o último dia 26 foram notificados 312 casos suspeitos de microcefalia em 69 municípios, sendo Salvador o que apresentou o maior número, com 173 casos. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, afirmou em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (29), que as mulheres baianas estão de fato apreensivas e mais uma vez alertou para os cuidados. “Eu disse que era para mulheres deixarem de usar saias e passassem a usar calças, mas isso é verdade, é científico. O lugar que o mosquito mais pica é o tornozelo, se a mulher gestante quiser reduzir a possibilidade de ser picada, tem que colocar meias e calças folgadas, o mosquito só voa 200 metros. As pernas ficam debaixo da mesa, os braços estão a mostra, sendo vistos”, destacou. Vilas Boas revelou que os bairros de Salvador onde há maior infestação do mosquito são Stiep, Águas Claras e Subúrbio e explicou a ideia de dispersão do mosquito. “Eu entreguei nove projetos que desenvolvi com a Sesab. Temos o projeto do mosquito transgênico. O ministro da Saúde me pediu para que a gente já tivesse a dispersão dos mosquitos em alguns bairros. Existe uma bactéria, um bacilo que você infecta o mosquito aedes e ele passa para outros mosquitos. Ele infecta outros mosquitos, e os filhotes que vão nascer morrem. Como a grande concentração dos mosquitos é na zona urbana, a nossa ideia é jogar o bacilo na rede de água, porque qualquer água na rede de Salvador terá a presença do bacilo israelense. Eu coloco um sistema de pressurização na rede dos bairros e fazemos isso em cada local”, disse o secretário. Ainda segundo o boletim da Sesab, dentre os 312 casos na Bahia, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1), Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação. Fonte: Metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]