FIQUE SABENDO! / Sem confirmação de microcefalia, grávidas com Zika fazem aborto

Os abortos são feitos de forma ilegal em clínicas clandestinas

As gestantes com diagnóstico de infecção pelo Zika vírus estão recorrendo ao aborto clandestino antes mesmo da confirmação se o feto tem ou não microcefalia.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o procedimento custa em clínicas particulares entre R$ 5.000 e R$ 15 mil, dependendo da estrutura e do estágio da gestação.

A reportagem conversou com três médicos que relataram casos de mulheres que já tomaram essa decisão. Segundo os médicos, todas são casadas, têm educação de nível superior, boas condições financeiras e tinham planejado a gravidez, mas se desesperaram com a possibilidade de a criança desenvolver a má-formação.

As grávidas estavam entre a sexta e oitava semana e interromperam a gestação com o misoprostol (Citotec). O medicamento é obtido no mercado ilegal, já que sua disponibilização é limitada a hospitais. A venda é proibida nas farmácias desde 1998.

O infectologista Artur Timerman contou que duas grávidas de São Paulo o procuraram nas últimas semanas com sintomas de zika.

Microcefalia e aborto
A presença do vírus foi confirmada com uma técnica chamada PCR, que pesquisa diretamente no sangue da paciente a presença de material genético do vírus da zika.

"Elas me perguntaram se havia risco de o bebê desenvolver microcefalia. Eu disse que sim, mas não saberia estimar quanto [seria o risco]. A decisão [do aborto] foi delas. Em nenhum momento eu disse faça ou não faça", relatou Timerman. O médico contou que ficou sabendo depois que as pacientes tinham feito o aborto com outros profissionais.

A publicação refere também que ginecologista Ana (prefere não dar o sobrenome), do Nordeste do país, relatou situações semelhantes: três pacientes, após confirmação do zika, decidiram abortar. "Não quiseram esperar para ver", diz a médica.

Recorde-se que, no Brasil, o aborto só é permitido em casos de estupro, risco de vida da mãe e quando o feto é anencéfalo.

O aumento de casos suspeitos de microcefalia associados ao vírus da zika (são 3.448 no país) motivou um grupo de advogados, acadêmicos e ativistas a abrirem uma ação pedindo ao STF (Supremo Tribunal Federal) o direito ao aborto quando há a má-formação.

De acordo com a Folha, é o mesmo grupo que propôs a ação para interrupção da gravidez de anencéfalos, acatada pelo STF em 2012. Por: noticiasaominuto
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]