JACOBINA / Micareta de Jacobina pode não ser realizada em 2016

Foto: ASCOM PMJ
O Prefeito de Jacobina, Rui Rei Matos Macedo anunciou, durante entrevista à Rádio Jaraguar, nesta sexta-feira (29) que o município não dispõe de recursos para a realização da micareta em 2016. Macedo disse que a Prefeitura Municipal de Jacobina precisaria de R$ 1.5 milhão para a realizar a festa.

Não é uma coisa que eu gostaria de fazer, de tomar uma atitude dessa, de forma nenhuma. Eu gostaria de desde o primeiro dia de janeiro está com a data marcada, mas é uma situação dolorosa pra gente ter que tomar uma atitude dessa. Eu sei que tem gente que gosta [da Micareta], é uma coisa bonita, a cidade enche de gente e tudo, mas tem um custo operacional”, explicou Rui.

Macedo também citou que há um custo e disse que, caso o município dispusesse desse valor, seria investido em outras áreas, como manutenção de ruas esburacadas. “Tem o custo de horas [extras] dos homens que vão trabalhar, da segurança pública, do aluguel de trios, da iluminação da rua. Fora a questão da saúde e educação, se esse dinheiro chegasse aqui, nós temos muita pavimentação pra fazer”, disse.

Rui Macedo ainda vai anunciar a decisão final sobre a realização da Micareta 2016 em Jacobina. Segundo o prefeito, ele estaria buscando recursos para realizar a festa. Se conseguir, anunciará na aproxima semana.

1ª Micareta do Brasil
Por muitos anos houve uma ‘disputa’ entre as cidades de Feira de Santana e Jacobina, sobre qual seria a responsável por inventar a Micareta – um carnaval fora de época. Para os feirenses, o primeiro micareta ocorrido no Brasil, foi realizado na cidade de Feira de Santana em 1937. Mas, segundo historiadores de Jacobina e Salvador, a primeira micareta nasceu na Cidade do Ouro, no ano de 1933.

A comprovação de que a Micareta é uma invenção jacobinense, copiada quatro anos depois por Feira de Santana, é uma matéria do jornal ‘O Lidador’, que já relatava a festa em uma edição de 1933.

Em Feira de Santana, a festa é realizada anualmente, sem sofrer alterações em seu calendário. Já em Jacobina, é comum a não realização da maior festa popular da região. Por: jacobinanoticia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]