VÁRZEA DA ROÇA / Com o objetivo de valorizar a cultura e se fortalecer, 'Associação Licuri' realizou assembleia geral

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro de 2016, no salão de reuniões da ‘UNAVAR’ na Rua Caraíbas na cidade de Várzea da Roça, uma assembleia geral da ‘Associação Licuri’, onde contou com a presença da advogada do ‘CESOL’, além da vereadora Joilma Rios (PT), associados e demais presentes.
Com o objetivo de rever o estatuto e fortalecer ainda mais a ‘Associação Licuri’, ficou decidido que além do incentivo na preservação dos nossos licurizais, fabricação e comercialização de alimentos e artesanatos oriundos do Licuri, que haverá uma atenção especial para a questão cultural que envolve a quebra do licuri e cânticos que envolvem a nossa cultura local.

A fim de levantar recursos para a mesma, está sendo realizada uma rifa de uma moto, quem estiver interessado em adquirir bilhetes procurar os associados.
O licuri
Conhecida como a palmeira sertaneja, a palmeira pode alcançar 11 metros de altura e tem suas folhas enfileiradas.
Licuri / Foto: DoDesign-s
A espécie pode ser encontrada em toda nossa região, no norte de Minas Gerais, na porção oriental e central da Bahia até o sul de Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas.
Licuri – cacho / Foto: DoDesign-s
Os cachos de licuri têm em média 1.350 frutos, os quais medem aproximadamente dois centímetros. Enquanto verdes, os frutos possuem, no seu interior, uma textura aquosa, que vai endurecendo no processo de amadurecimento, dando origem à amêndoa. A coloração varia do amarelo-claro ao laranja.
Foto: DoDesign-s
Do licuri tudo se aproveita
As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, sorvetes e outras especialidades da cozinha baiana.
Mata de Licuris / Foto: DoDesign-s
Da redação do WWW.VALBAHIA.COM, com informações do cite cerratinga
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]