BAHIA / Cinco presos fugiram do Conjunto Penal de Jequié

Presos cavaram um buraco e ¨deram linha¨
05 presos fugiram do Conjunto Penal de Jequié no final da tarde de ontem (15). De acordo com um representante da categoria dos Agentes, os detentos estavam cumprindo pena no módulo de vivencia semi aberto II, respectivamente nas celas 01 e 13. Informações preliminares dão conta que os fugitivos conseguiram serrar as grades e cavar um buraco nos fundos do módulo, pulando os dois muros da unidade, usando duas cordas artesanais ¨teresa¨, desvencilhando-se do alcance da visão das câmeras de segurança da unidade, policiais militares e dos 02 agentes que revesavam-se para cobrir a vigilância dos mais de 100 internos.

A guarnição da Polícia Militar que fazia a segurança da unidade também não percebeu a fuga e não soube informar maiores detalhes, no entanto, diante das várias denúncias feitas aqui no site Jequié Urgente e demais veículos de comunicação da cidade, não é nenhuma novidade que situações como essa fossem vivenciadas ontem.

Falta de estrutura física: O presídio de Jequié está semi destruído pelos próprios internos, ação do tempo e desinteresse da SEAP (secretaria de Administração Penitenciária), sob a responsabilidade de Nestor Duarte. A mobilização feita por meio de vários documentos públicos, inclusive Câmara Municipal de Vereadores não foi até o presente momento atendida, apenas promessas abstratas. As reformas periódicas são necessárias para reforçar os instrumentos de segurança nas unidades prisionais, pois é fácil culpar os agentes ou direção dos presídios e cadeias públicas quando há fuga ou motim.

Falta de Agentes penitenciários: O Conjunto Penal de Jequié está com um efetivo aquém da necessidade, superlotado e sem nenhuma estrutura de trabalho para os funcionários, em especial a categoria dos Agentes Penitenciários, que lidam diretamente com os apenados, realizando escoltas, conduzindo detentos para audiências e atendimentos médicos e social.

A falta de efetivo de Agentes Penitenciários é uma luta da classe, no último concurso ocorrido em 2014, o governo de Rui Costa, representado pela SEAP, não preocupou-se em convocar um número suficiente para atender a demanda local, deixando a unidade de Jequié mais uma vez de fora!

A categoria dos Agentes Penitenciários baianos foi a única que não foi prestigiada pelo governo do estado em convocação em número de concursados suficientes para assumirem a função, as demais sim; Polícia Técnica, PM, Polícia Civil, Delegado e CFO, todos tiveram um número maior de convocados e até com novas datas para a abertura de novos concursos.

Por: JEQUIÉ URGENTE
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]