BRASIL / Presidente da OAB diz que presídios brasileiros são controlados por facções criminosas

Para OAB, execução antecipada da pena e demora no julgamento de habeas corpus e recursos podem agravar ainda mais a situação dos presídios
Após a rebelião que começou no último domingo (1º) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, afirmou que os presídios do país são controlados por facções criminosas. “O Poder Público precisa reassumir o controle das penitenciárias. O Estado brasileiro precisa cumprir sua obrigação de resolver esse problema com a rapidez e a urgência necessárias, sem paliativos que somente mascaram a questão”, disse Lamachia, em nota divulgada ontem (2).

O presidente da OAB destacou ainda que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir a execução antecipada da pena antes do trânsito em julgado irá agravar a situação dos presídios, aumentando a população com o encarceramento de cidadãos inocentes. Ele ainda sugeriu maior rapidez no julgamento de habeas corpus e recursos, a fim de evitar o prolongamento de prisões consideradas injustas.

A rebelião no Compaj foi o maior massacre registrado no sistema penitenciário do estado do Maranhão, com pelo menos 56 mortos durante o confronto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o conflito começou a partir de uma guerra interna entre duas facções, a Família do Norte (FDN) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). A rebelião foi controlada por volta das 8h30 de hoje (3).

Por: varelanoticias.com.br / Foto: Divulgação
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]