NORDESTE / Chuvas causam transtorno no Ceará; na Bahia, produtores do semiárido ficam frustrados

Apesar da frustração por parte dos produtores do semiárido baiano, onde choveu apenas na região oeste e na região de Irecê, em outros estados do Nordeste as chuvas retornaram nesta primeira quinzena de fevereiro. No Ceará foi onde mais choveu.
Foi no município de Icapuí, no Litoral Leste, que aconteceu a maior chuva do Ceará em 2017 até aqui. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7 horas da manhã desse sábado até o mesmo horário de ontem, 216 milímetros de precipitações. Com menos intensidade, é bem verdade, as chuvas banharam quase todo o Ceará, inclusive a Capital, no fim de semana, trazendo alívio e esperança para quem mora no campo e muitos transtornos para os habitantes das cidades. Foram contabilizadas chuvas em 91 municípios.

Os prejuízos em Icapuí foram grandes. A erosão provocada pela correnteza causou o desmonte de muitas dunas. O município sofre com o problema ocasionado pelo avanço do mar, que já fez desaparecer alguns pontos de praia. Algumas ruas de Icapuí ficaram impraticáveis para o tráfego de veículos automotores durante o fim de semana, principalmente ontem. Para os comerciantes, as chuvas afugentaram os visitantes.

Além de Icapuí, as maiores precipitações desse domingo ocorreram em Hidrolândia (98mm); Poranga (85 mm); Itaiçaba (80,4 mm); Crateús (79 mm); Várzea Alegre (68 mm); Iracema (67 mm), Pires Ferreira (62 mm), além de Morada Nova, com (61 mm).

Em Tauá, na região dos Inhamuns, as chuvas do fim de semana provocaram cheias de riachos e rios. Um deles, foi o Rio Carrapateiras, um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. No município, a Funceme registrou 152 milímetros (sábado) e 29mm (domingo).

Cariri
O fim de semana também foi de chuva para a região do Cariri, que por três dias consecutivos banhou várias cidades. Apesar do volume não ter sido tão intenso como o de outras regiões do Estado, a chuva mudou a paisagem no campo, trouxe alívio e esperança aos sertanejos, mas também transtornos em algumas localidades.

Em Juazeiro do Norte, maior cidade do Interior cearense, a chuva dos últimos dois dias cedeu ruas no bairro Limoeiro. As crateras abertas nas vias chegaram a alcançar cerca de três metros de diâmetro. De sábado para domingo, a Funceme registrou pluviosidade em 10 cidades caririenses, com destaque para Várzea Alegre (68 mm); Granjeiro (37.2 mm), Lavras da Mangabeira (35 mm), Farias Brito (23 mm) e Umari (22.4 mm), mas sem novos relatos de transtornos nas localidades.

Sertão Central
Os dados coletados ainda no sábado, pela Funceme, apontaram precipitações na maioria dos municípios do Sertão Central, com chuvas acima dos 100 milímetros em Quixeramobim e outros 82 mm, em Quixadá.

Fortes chuvas voltaram ao Sertão da Paraíba desde a última quinta-feira, e encheram os olhos da população, que vê barragens e rios voltando a ter fluxo de água.

O Rio do Saco, na divisa entre São José de Caiana e Serra Grande, na divisa entre a Paraíba e Ceará, registrou grande fluxo no local aonde anteriormente estava seco.

O rio que nasce próximo a Bonito de Santa Fé, cruza a zona rural do município, próximo ao açude Bartolomeu, segue pela zona rural de Serra grande, São José de Caiana, pela zona rural de Aguiar e desagua em Coremas. ().

Por: Diario do Nordeste e Wscom
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]