MUNDO / Coreia do Norte pode produzir bomba nuclear a 'cada seis semanas', diz EUA (VÍDEO)

Organismos de inteligência dos Estados Unidos alardearam a Casa Branca neste ano para o possível poder bélico da Coreia do Norte, que seria hoje capaz de produzir pelo menos uma bomba nuclear “a cada seis semanas”, publicou nesta terça-feira o jornal norte-americano The New York Times

A atual postura beligerante e implacável do presidente Donald Trump e sua equipe contra Pyongyang estaria municiada de estudos e outras análises feitas por setores internos da inteligência do país, o que levou a Casa Branca a elevar a sua preocupação – e o tom.

Eles aprenderam muito”, disse ao jornal nova-iorquino Siegfried S. Hecker, professor de Stanford que dirigiu o laboratório de Los Alamos (onde nasceu a bomba atômica) entre 1986 e 1997 e que já visitou as instalações norte-coreanas em pelo menos sete oportunidades.

Hecker acredita que Pyongyang está evoluindo e que poderá ter mísseis capazes de atingir Seattle, no Estado americano de Washington, em alguns anos. Há uma forte especulação de que os norte-coreanos realizarão um novo teste nuclear em breve, o que fez Trump clamar por novas sanções contra o país asiático.

O jornal ainda pontua que a Coreia do Norte pode chegar ao número de 50 bombas nucleares até 2020, se seguir no ritmo conhecido. Com pelo menos oito tipos de mísseis conhecidos em seu arsenal – de pequeno e médio alcance –, o regime de Kim Jong-un poderia atacar com chance de êxito aliados dos EUA – Japão e Coreia do Sul –, além de bases do país.

Já a produção de um míssil balístico intercontinental, os chamados ICBM, ainda demandaria maior evolução norte-coreana, segundo Hecker, sobretudo por ter de ser “menor, mais leve e a capacidade de superar as dificuldades adicionais das tensões e temperaturas”. E não está claro quando Pyongyang alcançará tal tecnologia.

A matéria ainda alerta que já foram encontrados indícios de que os cientistas norte-coreanos possuem dados e trabalhos em plantas locais para alcançarem a bomba de hidrogênio, a Bomba H, que Pyongyang alega já ter em seu arsenal.

Teste pode estar próximo
Michael Duitsman, do Centro James Martin para Estudos de Não-Proliferação, afirmou à rede norte-americana CNN que os testes norte-coreanos com mísseis balísticos intercontinentais poderiam ser realizados a qualquer momento. De acordo com o especialista, sabe-se que Pyongyang produziu tais mísseis, mas não se sabe se eles funcionam de fato.

Tecnicamente eles poderiam fazer o teste com um ICBM amanhã, mas parte do problema em fazer esse teste seria o custo político disso. Além disso, seria necessária uma grande quantidade de combustível. Será que eles [Coreia do Norte] vão aceitar esse risco?”, avaliou Duitsman.
Ainda sobre o arsenal norte-coreano, o especialista destacou os mísseis Musudan, de médio alcance, e o Pukguksong-1, este feito para os submarinos do país e que teria condições de carregar uma ogiva nuclear.

Por: br.sputniknews.com
Este espaço não tem fins lucrativos e nunca teve. Eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente quando achar que mereça divulgação, com exceção da Várzea Net que min fornece a internet e de eventuais doações. Como muitos pensam não ganho e nunca ganhei nada por acessos ou de qualquer outra forma, faço este trabalho com amor e tentando de alguma forma desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial da região faz para lhe enganar. Não acredito que uma imprensa imparcial ganhe de prefeituras ou de qualquer político para expor seus eventuais trabalhos ou colocar banner dos mesmos em seus Sites e Blogs. Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]