POLÍTICA / Peleja pelo poder em Brasília não tem “mocinhos”

Quem se orienta pelas noções do Bem e do Mal, pela eterna dicotomia entre bandidos e mocinhos, certamente tem andado desnorteado com o noticiário político dos últimos anos. Essa visão maniqueísta prevaleceu no ano e pouco que antecedeu a derrocada no petismo, até o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Pintava-se um cenário de horrores: o petismo pretendia implantar o comunismo no Brasil e gente do calibre de Aécio Neves (PSDB-MG), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Michel Temer (PMDB-SP) – calculem – é que lideraria a cruzada cristã e moralizadora.
Passado um ano, exuma-se o desastre: Eduardo Cunha puxa cadeia no Paraná; Michel Temer baqueia pilhado em gravações altamente comprometedoras; e Aécio Neves, despido da aura moralizadora, verga sob uma lista de inquéritos estacionados no Supremo Tribunal Federal. Já a retórica do anticomunismo se mostrou um esperto pretexto para revogar direitos elementares dos trabalhadores e dos pobres. Foi o que se viu ontem, com a revogação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na prática.

Em Brasília, no parlamento, contracenam investigados, condenados, acusados e mais uma variada fauna de gente altamente suspeita. A turba que exultava no plenário com a defenestração do petismo se fragmentou: uns pelejam pela permanência de Michel Temer, o mandatário de Tietê, na presidência e – suprema ironia – falam em “golpe” ou “conspiração”; outros, mais argutos, farejam a derrocada emedebista e ensaiam novo salto, com a algazarra habitual.

Mercadeja-se sem pudor: apesar da retórica da austeridade, o balcão funciona freneticamente. Liberam-se emendas, soltam-se recursos para obras, ofertam-se cargos para apadrinhados, promete-se trânsito facilitado com quem maneja a chave do cofre; quem diverge, expõe-se ao risco da retaliação sem pudores. Há quem ameace até via imprensa, sem aquela cautela do passado.

Apesar da franca ofensiva, o mandatário de Tietê vai perdendo terreno para Rodrigo Maia, o festejado presidente da Câmara dos Deputados. Ele figura nas listas de propina da Odebrecht com o codinome “Botafogo”. Torcedor do clube carioca, é cotado para a presidência da República numa cada vez mais provável eleição indireta. Segundo o noticiário, já conta com as bênçãos do mercado financeiro para ascender.

Pisam-lhe nos calos, porém. Um desses antagonistas é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que aspira a presidência da República em 2018. Teme que, aboletado no cargo, “Botafogo” lhe atropele, recandidatando-se ao posto ano que vem; daí o esforço para sustentar o mandatário de Tietê em Brasília, mesmo que essa permanência aprofunde o infortúnio que assola o País desde 2014.

Transitando pela oposição, o petismo – leia-se Lula – pouco se empenha para frear a avalanche de retrocessos que vai se abatendo sobre os brasileiros desde o ano passado. Talvez até para, no momento oportuno, fazer o contraponto conveniente, colocando-se como crítico, embora, na prática, não pretenda revogar nada. Exatamente como se fez quando venceu as eleições em 2002, com a afamada “Carta ao Povo Brasileiro” que acalmou os banqueiros.

Enfim, na batalha que se desenrola sobre a poeira vermelha do Planalto Central, não existe espaço para mocinhos, nem para boas intenções, menos ainda para o Bem que se contrapõe ao Mal e que, no fim, prevalece.

Por: André Pomponet / tribunafeirense
Este espaço não tem fins lucrativos e nunca teve. Eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente quando achar que mereça divulgação, com exceção da Várzea Net que min fornece a internet e de eventuais doações. Como muitos pensam não ganho e nunca ganhei nada por acessos ou de qualquer outra forma, faço este trabalho com amor e tentando de alguma forma desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial da região faz para lhe enganar. Não acredito que uma imprensa imparcial ganhe de prefeituras ou de qualquer político para expor seus eventuais trabalhos ou colocar banner dos mesmos em seus Sites e Blogs. Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]