MUNDO / Domar a chuva: Rússia se exercita no controle meteorológico

A corporação estatal russa Rostec desenvolveu uma série de dispositivos capazes de controlar os processos hidrometeorológicos e causar chuva em áreas e momentos específicos.
Sputnik/ Anton Denisov
A invenção é uma espécie de cartucho que, sendo lançado a partir de um avião sobre as nuvens, dispersa uma substância química que contém iodeto de prata em sua composição. Durante cerca de meia hora a umidade se acumula e, em seguida, cai sob forma de chuva.

Em julho do ano corrente, o novo dispositivo foi testado em locais de grandes incêndios florestais. Na maioria dos casos, o uso dos produtos químicos surtiu o efeito desejado e provocou a queda de chuvas fortes, informou a Rostec.

Segundo a corporação russa, sua invenção pode ser utilizada para combater não apenas incêndios, mas também a seca. Além do mais, ela pode ser útil no setor da agricultura. A produção em série do dispositivo já está agendada para o fim do ano corrente.

No âmbito da estratégia de reorientação para o setor civil, chamada Konversiya (Conversão, em português), a Rostec se dedica ao desenvolvimento de vários tipos de dispositivos capazes de influenciar os eventos climáticos, tais como foguetes contra o granizo Alazan, os cartuchos que causam chuva PV-26 e o sistema antiavalanche Nuris.

Além dos dispositivos e munições, o consórcio está criando o portador dessas "armas climáticas", o avião para tarefas químicas especializadas T-500, que estreou no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2017. Este avião foi criado para missões agrícolas e é capaz de pousar e decolar em quaisquer condições.
De acordo com os pilotos de testes, o avião é de fácil manutenção e robusto durante o voo. Além disso, ele está equipado com um sistema de paraquedas integrado que salvaria tanto o piloto como o avião em caso de emergência.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]