BAHIA / CHUVA NO SÃO FRANCISCO DEVERÁ DIMINUIR A PARTIR DOS PRÓXIMOS DIAS E ESTADO DA BARRAGEM DE SOBRADINHO CONTINUA CRÍTICO

Depois dos primeiros dias de dezembro com o registro de muita chuva na cabeceira do Rio São Francisco, a precipitação hídrica tende a diminuir a partir de agora. A informação foi passada pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados banhados pelo Velho Chico.
De acordo com informações do órgão, os próximos sete dias de dezembro apontam para chuvas em menor quantidade na bacia do chamado rio da integração nacional, mas em quantidade expressiva em outras regiões do país. Nos últimos três dias, a precipitação na região da cabeceira do rio, em Minas Gerais, ultrapassou os 80 milímetros (mm). O volume é considerado dentro da média esperada para o período.

Diante das informações, tanto a equipe da agência federal, quanto do setor elétrico, chamaram a atenção para o fato de os reservatórios apresentarem recuperação, mas ainda dentro de um estado crítico.

Com isso, o setor elétrico considerou necessária a manutenção da vazão mínima em Três Marias (MG) no patamar atual, de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s); a elevação em Sobradinho (BA) para 628 m³/s, com vistas a garantir em Itaparica (PE) o nível de 10% do volume útil do reservatório e a permanência do nível atual de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, em 550m³/s.

Conforme anunciado na reunião da semana passada, a ANA publicou na quarta-feira (06 de dezembro), no Diário Oficial da União (DOU), a revalidação da resolução que estabelece o Dia do Rio até abril de 2018. A medida suspende a captação de água no São Francisco todas as quartas-feiras, com exceção para abastecimento humano e dessedentação animal. Na segunda-feira da próxima semana acontece a última reunião do ano que analisa as condições hidrológicas na Bacia do Velho Chico.

Por: Delane Barros - Ascom CHBSF
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]