NORDESTE / Construção de cisternas estão ameaçadas nos municípios do nordeste

Campo Formoso (BA) e outros municípios do nordeste brasileiro deverão ser afetados no próximo ano com medida do governo federal de reduzir de R$ 300mi para R$ 20mi os investimentos destinados à construção de cisternas de consumo, cisternas de calçadão e barreiros de trincheiras. A informação foi divulgada ontem (22) pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) de Juazeiro (BA).
Em toda a Bahia cerca de 100 mil famílias ainda não possuem tecnologias nas propriedades rurais. Na região norte do Estado, o número chega a 30 mil famílias. A única fonte de recurso financeiro para a manutenção do projeto é o governo estadual, segundo o Irpaa.

Em entrevista ao jornal 98 Notícias, o coordenador de projetos agropecuários do Irpaa, Moacir Santos, disse que a tendência é ocorrer o êxodo rural. “300 mil famílias que ainda não têm a cisterna de consumo vão ter dificuldades de permanecer no campo. Há um risco de migração, não por falta de chuva, mas porque falta tecnologia”, afirmou.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco emitiu nota de repúdio no início do mês contra o corte dos investimentos do governo federal. Para o representante do Irpaa, outras entidades e a população precisam se mobilizar.

Só na Bahia, 200 mil tecnologias de captação de água da chuva foram erguidas nos últimos anos por meio do Irpaa e de outras ONGs que prestam serviços de convivência com o semiárido, de acordo com o coordenador Moacir.
Confira no áudio:

Por: radiofm98
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]