Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça-BA ). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aaproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.

FIQUE SABENDO! / Maior açude público do município de Serra Preta está praticamente seco

O açude do Bravo, um dos maiores do município de Serra Preta, está com apenas 5% de seu volume de água. O açude público do distrito chegou a secar completamente em 2012, caso não chova, a cena dramática se repetirá em questão de dias. Dezenas de carros-pipas sugam o volume morte do açude. Segundo a prefeitura, são 500 mil litros retirados todos os dias para abastecer a zona rural, sem contar com o processo de evaporação diária, já que o sol escaldante não dá trégua.
A Seca em Serra Preta é considerada uma das maiores da história. O calor no semiárido é tão insuportável, que até mesmo os animais procuram a todo instante se refrescar na disputada água do açude. Em visita, encontramos o carroceiro Adanilo Silva, que abastece a região de Pau Seco. Segundo o carroceiro, mesmo a água barrenta, muitas famílias usam para diversas utilidades como lavar roupas, tomar banho e cozinhar. O Pau Seco está a 10 km do açude e uma carroça de 500 litros sai por 20 reais.

Quase seco, as pessoas andam tranquilamente no meio do reservatório. Cheio, o açude possui 15 metros de profundidade e um perímetro considerável de espelho d’água. Mas hoje, o açude público se tornou um vale deserto com pouca água barrenta. O momento é bem diferente do período de chuva, quando o medo de parte da população era o rompimento da barragem pelo forte volume de água represada.
Assista ao vídeo:

Por: marioangelobarreto
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]