FIQUE SABENDO! / Manifestação de caminhoneiros causa transtorno em rodovias de todo o Brasil

Rodovias de diversas partes do Brasil tiveram pontos de interdição nesta segunda-feira devido a um grande protesto de caminhoneiros contra o aumento no preço dos combustíveis, em especial o diesel. Ao todo, mais de cem pontos tiveram congestionamentos.
AFP 2018 / Miguel SCHINCARIOL
A manifestação teve início ainda pela manhã e segue até a noite. O transtorno afetou vias importantes do país, como a rodovia Régis Bittencourt e a BR-101. O porto de Santos, o maior do país, também foi afetado.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que nada do que o governo prometeu para a categoria nos últimos anos foi cumprido, o que gerou uma indignação generalizada entre os profissionais. Segundo ele, para defender os seus direitos, os caminhoneiros decidiram protestar de maneira pacífica mas contundente.

Lopes destaca que, hoje, o diesel representa 42% dos custos do caminhoneiro, descrito por ele como "uma pessoa humilde, uma pessoa simples", que, se deixarem, trabalha até 24 horas por dia, "mas não ganha nada".

"O governo deu tanto poder para a Petrobras que ela está fazendo o que quer, e da forma que quer. Primeira coisa: ela agora entrou num sistema aí de acompanhar o câmbio, vai andar acompanhando o modelo internacional. Subiu o produto lá, eles aumentam aqui. Mas quando o produto abaixa lá, eles não abaixam aqui. Só sobe", reclamou.

De acordo com o representante da Abcam, o Brasil não deveria adotar esse modelo, atrelado ao mercado internacional. Para ele, o país não precisa disso.

"Nós entendemos que não temos que estar atrelados a preço internacional. O Brasil não precisa disso, meu deus do céu. Nós temos suprimento suficiente para atender as nossas necessidades aqui. Não estamos precisando fazer isso."

Por: sputniknews
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]