VÁRZEA DA ROÇA REALIZA 2ª CAMINHADA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O ato, que teve a participação da população, alunos, Val Bahia News, professores, Igrejas, Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, CRAS e Guarda Municipal, foi organizando pelo Conselho Tutelar de Várzea da Roça
Caminhada: Dezenas de pessoas foram às ruas pedir o fim da exploração sexual de crianças e adolescentes
Em comemoração ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Várzea da Roça, realizou uma caminhada nesta segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, com o objetivo de alertar e conscientizar à população da importância do combate à exploração e os meios para a realização da denuncia. Dezenas de pessoas foram às ruas pedir o fim da exploração sexual de crianças e adolescentes. Houve o envolvimento da sociedade e dos órgãos públicos municipais, como escolas e secretarias.
População na feira livre abraçou o projeto Faça Bonito e demostrou apoio. Todos se mobilizaram pela causa, que infelizmente ainda apresenta dados alarmantes a nível nacional.
Iniciada na Praça da Bandeira, a caminhada percorreu as principais Ruas da cidade com parada na feira livre e finalizada na Praça Topógrafo Pedro Magalhães (Praça da quadra). Durante a caminhada, além da distribuição de materiais informativos, os moradores de Várzea da Roça receberam informações sobre o que pode ser considerado abuso, como proceder e onde denunciar. Normalmente a comemoração é realizada no dia 18 de maio, a data escolhida pelos organizadores deu-se devido ao numero pessoas na cidade, já que a feira livre do município acontece às segundas feiras e atrai muita gente de diversas localidades.

Qualquer pessoa pode denunciar os casos de abuso e exploração sexual de criança e adolescentes. As informações podem ser passadas pelo Disque 100, canal de denúncias gratuito e sigiloso. Além disso, em Várzea da Roça os casos também podem ser denunciados no Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do CREAS e Delegacia de Polícia.

Sobre a data
O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o País para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. A morte de Araceli, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Por: Val Bahia News
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE

[MEIO AMBIENTE][btop]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][stack]