BRASIL / Temer anuncia Ivan Monteiro como presidente da Petrobras

Monteiro é o atual diretor executivo da Área Financeira da estatal e substituirá Pedro Parente, que pediu demissão. Em anúncio, presidente afirma que não haverá interferência na política de preços da empresa.
Ivan Monteiro em coletiva de imprensa sobre balanço trimestral da Petrobras, em novembro de 2016
O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira (01/09) que o engenheiro Ivan Monteiro será o novo presidente da Petrobras. Ele substitui Pedro Parente, que pediu demissão após críticas por causa de política de preços que elevou os valores dos combustíveis e culminou na greve dos caminhoneiros.

Monteiro foi o indicado do Conselho de Administração da estatal para assumir a presidência da empresa interinamente. Após a indicação, o engenheiro se reuniu com Temer em Brasília.

"Comunico que, escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro é diretor da Petrobras e será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras", afirmou Temer durante um pronunciamento.

O presidente disse ainda que mantém o compromisso com a recuperação financeira da Petrobras e que não pretende interferir na empresa. "Nós continuaremos com a política econômica que tirou a estatal do prejuízo. Não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia", destacou.

Há quase um ano, a Petrobras reajusta os preços de acordo com a variação do dólar e do valor do petróleo no mercado internacional. Essa política ajudou a rechear os cofres da empresa, que viu seu valor de mercado se recuperar. No entanto, ela acabou culminando na paralisação dos caminhoneiros, que viram o valor do diesel saltar 56% na bomba nos últimos 11 meses.

Com a nomeação de Monteiro, o governo deseja sinalizar ao mercado que pretende manter a autonomia da estatal. Diante do temor de que a empresa pudesse retornar à época de interferência política, os papéis da Petrobras desabaram nos últimos dias.

Monteiro é o atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras. Ele começou a trabalhar na estatal junto com o ex-presidente Aldemir Bendine, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff.

Alvo de investigação na Operação Lava Jato, Bendine perdeu o cargo. Monteiro, porém, foi mantido  na estatal por Parente. Antes de chegar na Petrobras, o engenheiro passou pelo Banco do Brasil, onde alcançou o cargo de vice-presidente, e em diversas instituições do mercado financeiro.

A indicação de Monteiro para presidência da estatal precisa ser confirmada novamente pelo Conselho de Administração.

Por: dw
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][grids]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

[DESTAQUE][btop]