POLÍTICA / Lula não será candidato, decide TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram nesta sexta-feira (31) rejeitar o registro de candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República nas eleições de outubro.
Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba, desde abril. Ainda assim, o Partido dos Trabalhadores (PT), defendendo a inocência do ex-chefe de Estado, decidiu registrá-lo como candidato no último dia 15, desencadeando fortes reações entre os opositores.

Mesmo preso, Lula continua liderando as pesquisas de intenção de voto no primeiro e no segundo turno.

Com base na Lei da Ficha Limpa, vários pedidos de impugnação foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de impedir a candidatura de Lula. Em votação realizada no TSE, a maioria dos ministros decidiu pela rejeição do registro. Foram 6 votos contra a candidatura e 1 a favor.

O relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso, votou pela pela não autorização da campanha de Lula. Ele afirmou que o PT deve substituir Lula por outro candidato dentro de 10 dias.

Já Edson Fachin votou pela presença de Lula na corrida eleitoral deste ano. O ministro utilizou a decisão da ONU sobre o ex-presidente para fundamentar seu voto.

Os ministros Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Rosa Weber votaram pela não admissibilidade da presença de Lula nas eleições.

Com a impossibilidade legal de Lula concorrer, o cenário mais provável é que o PT escolha o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para assumir a chapa presidencial. Manuela D'Ávila (PCdoB) deverá ser a vice de Haddad.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]