Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça-BA ). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aaproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.

POLÍTICA / Ibope-Globo e Datafolha cancelam pesquisas eleitorais com nome de Lula

Bolsa desabou e dólar disparou na tarde de terça com vazamento da pesquisa do Ibope que seria divulgada no Jornal Nacional desta terça: Lula estaria com 40% na pesquisa e Alckmin grudado nos 5%, mesmo depois do horário eleitoral gratuito; pesquisa foi engavetada; Datafolha cancelou a sua também; país precisará esperar até quarta da semana que vem por uma pesquisa confiável, do Instituto Vox Populi
Ibope suspendeu divulgação de pesquisa que seria feito nesta quarta, alegando uma "consulta" ao TSE. Folha disse que "decidiu realizar outra pesquisa sem o nome do candidato vetado", em decisão que afronta a ONU
Ibope e Datafolha, dois dos principais institutos de pesquisa do país anunciaram, nesta terça (4) a suspensão dos levantamentos com o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os candidatos à Presidência da República. O Ibope comunicou que não divulgaria a pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. Os resultados serias divulgados nesta quarta-feira (5). Já o Datafolha estava preparado para começar a ouvir os eleitores também a partir da terça, mas decidiu cancelar a pesquisa "porque o ex-presidente Lula integrava o questionário".

O Ibope protocolou requerimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionando a corte se poderia divulgá-lo, pelo fato de o ex-presidente Lula ter tido sua candidatura barrada pelo TSE – uma decisão que confrontou decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU e da própria Lei da Ficha Limpa.   A sondagem foi registrada no TSE no dia 29 de agosto e as entrevistas foram feitas entre os dias 1º e 3 deste mês, quando oficialmente Lula já tinha sido declarado inelegível.  Na última pesquisa presidencial do Ibope, divulgada no dia 20 de agosto, Lula liderava isolado, com 37% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 18%; Marina Silva, com 6%; Ciro Gomes, com 5%; e Geraldo Alckmin, com 5% (leia mais).

A Folha de S. Paulo comunicou que "O Datafolha cancelou registro de pesquisa eleitoral nacional que seria realizada de 4 a 6 de setembro devido à impugnação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)." A pesquisa já estava registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o código BR-02553/2018, desde sexta-feira (31) passada, momentos antes de o TSE cassar o registro da candidatura do líder petista.

"Como o questionário contemplava cenário com o nome do candidato impedido, o instituto decidiu não aplicá-lo", informou a Folha. Mesmo com chances de recurso, para o jornal, o ex-presidente já está fora das eleições 2018.

O jornal afirmou ainda que o Instituto Datafolha "decidiu realizar outra pesquisa sem o nome do candidato vetado pelo TSE". As perguntas, que seriam feitas a partir de hoje, terão que se refeitas a partir da próxima segunda (10).

Por: Jornal GGN, Folha de S.Paulo e Portal 247
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]