BAHIA / FORD AMEAÇA TRANSFERIR A PRODUÇÃO PARA SP, POR CAUSA DOS INCENTIVOS

Uma disputa entre a Ford na Bahia e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com fábrica em Pernambuco, por conta da aprovação do novo regime automotivo, chamado Rota 2030 está colocando em campos opostos no Congresso Nacional a bancada de deputados da Bahia e de Pernambuco. A questão é séria e executivos da Ford disseram a parlamentares baianos que se a empresa tiver prejuízo e perder mercado para a concorrente poderá até transferir a produção para São Paulo. As duas empresas estão de acordo com o projeto que está em discussão na Câmara que prolonga o incentivo a investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos no Nordeste, que acabaria em 31 de dezembro de 2020, até 2025 mas discordam da maneira como isso será feito.
A Ford defende que os incentivos sejam prorrogados por cinco anos com as mesmas regras de hoje, que permitem usar os créditos para abater todos os impostos federais. Mas uma emenda do senador Armando Monteiro (PTB-PE) que, também prorroga o programa até 2025, propõe limitar os créditos apenas ao valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devido, que só seriam usados para compensar os gastos que a empresa teria com IPI. E restringe o abatimento apenas às unidades do Nordeste e não poderiam ser usados para abater custos das fábricas das empresas no Sudeste.

Essa emenda é boa para Fiat que produz   os Jeeps Compass e Renegade e a caminhonete Fiat Toro, de maior potência e valor de venda, e que pagam mais IPI (em torno de 25%). Mas a emenda é ruim para a Ford que em Camaçari fábrica veículos de menor potência, como o Ford Ka e o Ecosport, que pagam menos IPI (cerca de 8%), o que limita o valor dos créditos gerados e também seu desconto. A Ford também tem uma fábrica de peças na região, o que vai diminuir ainda mais o IPI por causa de outros créditos cumulativos.

O impasse fez a bancada da Bahia impedir a votação da MP nesta quarta-feira em uma comissão do Congresso e a questão será analisada na terça-feira. A Câmara só aceita a votação até quinta-feira porque o texto ainda precisará passar pela Câmara e Senado até 16 de novembro ou perderá a validade, derrubando todo o Rota 2030.

Por: bahiaeconomica, com informações do Valor e Estado de São Paulo.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]