BRASIL / Militares estupraram adolescentes em intervenção no Rio, diz relatório

Moradores relataram diversos abusos praticados, como invasão de casas, agressões e xingamentos durante as abordagens
Foto: Reprodução/Twitter
Um relatório elaborado pela Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro revelou que militares estupraram adolescentes durante a intervenção militar nas favelas cariocas, assinada por Michel Temer (MDB) em fevereiro. Moradores relataram uma série de abusos que incluem invasões a casas, agressões e xingamentos em abordagens, de acordo com matéria do El País.

Os números integram o relatório – ainda parcial – do Circuito Favelas por Direito. Pesquisadores visitaram 15 comunidades do Rio e identificaram 30 tipos diferentes de abusos, dividas em cinco pontos: violação em domicílio, abordagem, letalidade provocada pelo Estado, operação policial e impactos.

O levantamento considera os cinco meses de intervenção federal na segurança pública do Estado. Em uma das invasões, teriam ocorrido estupros de duas adolescentes:

Eles entraram numa casa que era ocupada pelo tráfico. Lá tinha dois garotos e três meninas. As meninas eram namoradas de traficantes. Era pra ser todo mundo preso, mas o que aconteceu é que os policiais ficaram horas na casa, estupraram as três meninas e espancaram os garotos. Isso não pode estar certo”, conta um morador.

Uma outra adolescente relatou abuso sofrido durante abordagem, por policias homens, o que é proibido pelo artigo 249 do Código Penal.

Ele vem revistar a gente, já gritando, chamando a gente de piranha, mulher de bandido, drogada. Vem empurrando e mexendo na gente. Eu sei que só mulher que pode revistar mulher, mas se nós não deixar [sic] leva tapa na cara”, relembra a jovem.

Por: bahia.ba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]