POLÍTICA / Ciro não toma posição e fala em preservar "caminho" de referência para enfrentar "dias terríveis"

O candidato do PDT derrotado no primeiro turno da eleição presidencial deste ano, Ciro Gomes, anunciou em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado que não terá posição pública no segundo turno da eleição que acontece no domingo e afirmou que sua consciência lhe impõe a preservação de um “caminho” para servir de referência aos brasileiros no enfrentamento do que chamou de “dias terríveis” que virão pela frente.
Ciro Gomes deixa hospital em São Paulo 26/09/2018 REUTERS/Leonardo Benassatto
Ciro, que viajou para a França logo após o primeiro turno da eleição e retornou ao Brasil na sexta-feira, disse estar com “muito grave preocupação com o nosso país, com o nosso futuro”, mas não manifestou apoio ao petista Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro, do PSL, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Haddad esperava um apoio explícito de Ciro e chegou a estimar que isso lhe daria de 3 a 4 pontos percentuais na eleição.

Claro que todo mundo preferia que eu, ao meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha. Mas eu não quero fazer isso por uma razão muito prática que eu não quero dizer agora, porque se eu não posso ajudar, atrapalhar é que eu não quero”, disse Ciro no vídeo.
Minha consciência me aponta a necessidade de preservar um caminho em que a população brasileira amanhã possa ter uma referência para enfrentar os dias terríveis que, imagino, estão se aproximando. Nada de medo. Não será com medo que nós vamos enfrentar o que quer que venha por aí e vocês sabem que eu estarei na linha de frente com todos vocês”, acrescentou.

O PDT anunciou “apoio crítico” a Haddad e o próprio Ciro, após a derrota no primeiro turno, disse que “ele não, com certeza”, numa referência ao slogan que tem sido usado contra Bolsonaro.

Neste sábado, Ciro, que já se referiu ao candidato do PSL como “projetinho de Hitlerzinho tropical”, defendeu um voto a favor da democracia, mas não manifestou apoio explícito a Haddad.

Eu quero que Deus, como eu disse lá no primeiro dia, abençoe essa grande nação, para que todo mundo possa caminhar amanhã para votar. Votar compreendendo a necessidade de votar com a democracia, votar contra intolerância, pelo pluralismo, mas também ninguém está obrigado a votar contra convicções e ideologias”, disse.

O que precisa o Brasil a partir de segunda-feira é que a gente construa um grande movimento que, de um lado, proteja a democracia brasileira, de outro lado, proteja a nossa sociedade mais pobre dos avanços contra os direitos, que se proteja os interesses nacionais contra a entrega e a cobiça estrangeira”, defendeu Ciro, que durante a disputa do primeiro turno chegou a dizer que essa seria sua última campanha eleitoral.

Após a derrota no primeiro turno, no entanto, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o partido já prepara a candidatura de Ciro para a eleição presidencial de 2022.

Por: Eduardo Simões/ reuters
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]