Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça-BA ). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aaproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.

ECONOMIA / CONVÊNIO DINAMIZARÁ PRODUÇÃO DE MAMONA NA BAHIA

Foi assinado, na sexta-feira (9), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, um convênio voltado para o fortalecimento da produção de mamonas nos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina e Irecê, localizados na região semiárida da Bahia.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), assinaram o documento. A ação faz parte do projeto Bahia Produtiva e integra o Edital de Alianças Produtivas Territoriais.

O convênio vai beneficiar 1,1 mil famílias de cooperados e quatro entidades vinculadas, envolvendo jovens, mulheres, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, que tem na mamona a principal fonte de renda. O investimento total é de R$ 2,5 milhões. São 6,6 mil hectares plantados, com uma produção de 500 quilos de mamona por hectare, ao ano.

A expectativa é que, com a implantação do projeto, o aumento da produção seja de 30%, com ações que incluem desde a produção de sementes certificadas, que serão distribuídas aos beneficiários; o uso do trator, com implementos agrícolas; a construção de galpões, para armazenamento da produção e a utilização de equipamentos para o beneficiamento da mamona, além de um contrato para a comercialização da produção com a Petrobrás Bio Combustíveis.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, desde 2015, quando o Governo do Estado lançou o oficialmente o projeto, o objetivo era fortalecer as cadeias produtivas na Bahia. “O projeto tem a finalidade de fortalecer e tornar sustentáveis as cadeias produtivas. A mamona, uma planta típica do semiárido, tem um mercado aberto, com utilização não somente para combustíveis, mas também para uso medicinal, alimentação animal, e o território de Irecê tem sido um referencial", afirma.

Por: Ascom/SDR
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]