FIQUE SABENDO! / Um terço dos brasileiros inscritos no Mais Médicos abandonou unidades de Saúde da Família

De acordo com o Conasems, profissionais deixaram de atuar como servidores municipais para trabalhar sob regime de contratação federal, o que gerou déficit de 2,8 mil profissionais
Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Um terço dos brasileiros inscritos para substituir os profissionais cubanos no Mais Médicos abandonou vagas em unidades de Saúde da Família para atuar no programa federal. A troca criou um déficit de cerca de 2,8 mil profissionais em outras localidades, de acordo com um mapeamento apresentado ontem (29) pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Reportagem publicada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo apontou que mais da metade das vagas preenchidas em sete Estados brasileiros foram ocupadas por médicos que migraram de uma cidade para outra.

Na prática, os profissionais que atuavam como servidores das prefeituras no programa Estratégia Saúde da Família migraram para outro posto de saúde para fazer exatamente o mesmo trabalho, porém sob regime de contratação federal. Enquanto nas prefeituras o salário geralmente fica abaixo de R$ 10 mil, o Mais Médicos oferece bolsa de R$ 11,8 mil e auxílio mensal para pagamento de aluguel, alimentação e transporte.

Por: metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]