MEIO AMBIENTE / Em apenas uma semana, fiscalização resgata 373 animais na região de Bom Jesus da Lapa

Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), composta por diversas entidades baianas e nacionais, conseguiu recuperar, apenas em uma semana, 373 animais silvestres vivos.
Pássaro sendo soltos na reserva Legal do Distrito de Irrigação Formoso.
Dos 373 animais silvestres recuperados vivos, 362 eram aves. Eles foram retirados dos cativeiros, triados e tratados por biólogos e veterinários. Foram encontrados também 15 animais silvestres abatidos.
Animais encontrados já abatidos
Um servidor público aposentado foi preso em flagrante no município de Malhada por posse ilegal de arma de fogo e pelos crimes ambientais de caça predatória e manter ilegalmente animais silvestres em cativeiro. Ele foi ouvido e liberado, após pagamento de fiança. O servidor, além de responder pelos crimes, foi autuado pelo IBAMA e multado em R$7.500,00.
Pássaros aprendidos
Assim que soube da operação, um suposto traficante de animais de Riacho de Santana tentou esconder dezenas de gaiolas no meio da vegetação. Após buscas no local, foram encontrados 42 animais silvestres em péssimas condições. O homem responderá pelos crimes ambientais tipificados nos artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98 (caçar ou manter em cativeiro e maus tratos, respectivamente).
A operação faz parte da  43ª etapa da Operação Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) está sendo realizada em municípios da região de Bom Jesus da Lapa. Fazem parte do grupo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Conselho Regional de Medicina Veterinária, além de equipes de biólogos e veterinários da ONG Animallia.

As atividades de fiscalização continuam até a próxima semana e a equipe apresentará os resultados em uma audiência pública, na sexta-feira (30), em Bom Jesus da Lapa.

Por: bomjesusdalapanoticias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]