Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça-BA ). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aaproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.

REGIÃO / Barragem São José (Barragem João Durval Carneiro) registra apenas 4,92% de sua capacidade

Nesta sexta-feira, 23 de novembro de 2018, visitamos a ‘Barragem João Durval Carneiro’, mais conhecida por Barragem de São José.
A barragem banha os municípios de Várzea da Roça, Quixabeira, Serrolândia e São José do Jacuípe. A maior parte fica no município varzeano, ocupando uma parte significativa do município. A água da Barragem é, atualmente, usada para irrigação, abastecimento e perenização do Rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçu.
De acordo com o último relatório publicado no dia 12 de novembro de 2018, o mais importante manancial de Várzea da Roça e municípios vizinhos está operando com apenas 4,92% de sua capacidade, preocupando produtores rurais, pescadores e a pulação da região. Informativo do dia 02 de janeiro de 2017 mostrava que a mesma operava com 12,24%.
Pescador pescando próximo ao local onde fica o motor que leva água para abastecer a cidade de Várzea da Roça.
A barragem que foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985 em ato que contou com a presença do então governador João Durval Carneiro, Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. Eujácio Simões Viana Filho. A barragem é a mais importante do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia, ela só chegou à capacidade máxima no ano de 1985, já o sangradouro foi utilizado pela única vez em 1992.

A barragem banha os municípios de Várzea da Roça, Quixabeira, Serrolândia e São José do Jacuípe. A maior parte fica no município varzeano, ocupando uma parte significativa do município. A água da Barragem é, atualmente, usada para irrigação, abastecimento e perenização do Rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçu.

Torre da Barragem João Durval Carneiro.
Ainda de acordo com informações colhidas pelo VAL BAHIA NEWS, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. Por: Val Bahia News
Localidade do Chapéu Queimado, local frequentado por turistas e visitantes à procura de lazer.
Ruínas de uma casa que foi inundada pelas águas e que estava submersa, aparece quase por completa ao lado de uma pocilga e cisterna.
Motor usado para Irrigar plantações próximas ao leito da barragem.
Peixes ainda vivos pescado por pescadores Varzeanos para serem comercializados.
Vazamento em tubulação que leva água para  a cidade de Várzea da Roça.
Pescadores e arvores mortas que estavam submersas pelas águas.
O sangradouro foi utilizado pela única vez em 1992.
Local da inauguração no dia 28 de Julho de 1985 em ato que contou com a presença do então governador João Durval Carneiro.
Criação de gado ás Margens da Barragem.

Por: Val Bahia News
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]