Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Este site é dedicado a todos Varzeanos que estão em outras cidades e estados do brasil, com saudade de tudo de bom que tem neste lugar (Várzea da Roça-BA ). Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas. Aaproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.

VÁRZEA DA ROÇA / Em protesto contra Jair Bolsonaro, Cuba decidiu sair do programa Mais Médicos; Várzea da Roça perderá quatro médicos cubanos

14.087 mil Varzeanos serão afetados com saída dos profissionais caribenhos do Mais Médicos
Diante da decisão do governo cubano, o município varzeano (distante cerca de 300km de Salvador) ficará sem os profissionais. Atualmente, de acordo com informações colhidas no Diário Oficial do Município, Várzea da Roça contava com três médicas e um médico do Programa.

Ainda segundo informações colhidas pelo VAL BAHIA NEWS, os profissionais além de trabalharem nos povoados, prestavam serviços na sede quando os médicos Brasileiros faltavam.

VEJA ABAIXO OS NOMES E UFS QUE TRABALHAM OS MÉDICOS CUBANOS:

  • UFS DE CRUZ DE ALMAS: Odalis Forestal Heredia.
  • UFS DE VÁRZEA DO MEIO: Olga Neles Martinez Garcia.
  • UFS DE BARRACAS: Roney Diaz Sotolongo.
  • UFS DE VÁRZEA DA PRAIA: Diana Rosa Leon Fernandez.

Cuba tomou a decisão de solicitar o retorno dos mais de 11 mil médicos cubanos que trabalham hoje no Brasil depois que Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas e condicionou a permanência no programa "à revalidação do diploma", além de ter imposto "como via única a contratação individual".

Com o fim da cooperação da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) e do Governo Cubano, terá grave impacto em todo o Brasil, sobretudo em Várzea da Roça. O Programa vinha sendo bastante relevante para os moradores da zona rural e localidades distantes da sede do município, pela maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

De acordo com o secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, em números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médico no país, ao longo de cinco anos de existência, mais de 5,6 milhões de pessoas foram beneficiadas em todo estado, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Atualmente, o estado possui 1.522 médicos do programa, que estão alocados em 363 municípios. Desse total, 846 são cubanos.

Por: Val Bahia News, com informações da SESAB
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

SEJAM BEM VINDOS! TRABALHAMOS COM APOIO DE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]