BOA NOTÍCIA / Trecho do Rio Paraguaçu no município de Iaçu encanta com volume de água; veja vídeo

Ainda devido aos efeitos das fortes chuvas que caíram na região da Chapada Diamantina nas últimas semanas, o Rio Paraguaçu encanta com o volume de água em trecho do município de Iaçu. Um vídeo enviado ao Jornal da Chapada mostra a correnteza e a força das águas do manancial que é genuinamente baiano. Ele nasce no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, e desemboca na Baía de Todos os Santos. As imagens são da comunidade do Roncador e alegram os moradores da região, já que o rio vem sofrendo com irrigação ilegal, despejo de esgoto e uma série de fatores que contribuem para seu assoreamento.
As imagens são da comunidade do Roncador e alegram os moradores da região
Entre inúmeras características, o Paraguaçu possui nascentes diamantíferas, margens férteis, e já foi navegável das cidades que banha até sua foz. Com a construção da barragem da Pedra do Cavalo, responsável pelo controle de suas cheias, o manancial ganhou mais uma utilização – dessa vez responde pelo abastecimento de água de todo o Recôncavo, Feira de Santana e Grande Salvador. Após nascer em Barra da Estiva, o Paraguaçu segue em direção norte – passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e Andaraí, quando recebe o Rio Santo Antônio.

De acordo com informações, “o Paraguaçu muda de direção em seu curso para oeste e leste, servindo como divisor entre os municípios de Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Itaberaba, Iaçu, Rafael Jambeiro, Santa Teresinha, Antônio Cardoso (onde, já no lago da barragem da Pedra do Cavalo, recebe o rio Jacuípe). Passa também por Castro Alves, Santo Estêvão, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição da Feira, Muritiba, São Félix, atravessa os municípios de Cachoeira e Maragogipe e desemboca na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara”. Por: Jornal da Chapada

Confira vídeo abaixo:
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]