MUNDO / Mudanças climáticas poderiam converter Terra em novo Vênus?

Se a mudança climática causada pela humanidade continuar sem controle, as consequências tenderiam a ser irreversíveis e poderiam transformar as condições no nosso planeta nas mesmas de Vênus, alertam especialistas.
ESA/AOES
No passado Vênus tinha condições apropriadas para a vida, mas o planeta passou por uma mudança climática catastrófica: a atmosfera começou a reter demasiado calor e o surgimento de um grande número de buracos de ozônio destruiu o segundo planeta do Sistema Solar, onde a temperatura atual atinge mais de 471 graus Célsius.

"Acho que Vênus é um aviso importante: o efeito estufa não é apenas uma teoria", disse ao portal Space.com Ellen Stofan, diretora do Museu do Ar e do Espaço do Instituto Smithsonian e ex-pesquisadora da NASA.

Estudos no planeta vizinho levaram os cientistas a procurar por buracos de ozônio no nosso planeta, segundo Stofan, que enfatiza que Vênus é um espelho que reflete o futuro da Terra.

Segundo o cientista planetário e astrobiólogo do Instituto de Ciência Planetária, David Grinspoon, apesar de sua aparência moderna horripilante, Vênus é muito semelhante à Terra.

"[Vênus é] um laboratório para entender a física do clima e as mudanças climáticas de um planeta parecido com a Terra […] É impossível apreender tudo o que se precisa saber sobre a mudança climática na Terra estudando apenas a Terra", disse.

Daqui a algum tempo, à medida que o Sol começar a envelhecer, nosso planeta percorrerá o mesmo caminho que Vênus, com os oceanos se evaporando em um mundo descontrolado devido ao efeito estufa, concluiu o cientista.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]