MEIO AMBIENTE / Cratera em Vera Cruz aumenta; Dow Química não tem nova medição

Em Maceió, um buraco parecido com o que apareceu na Bahia ameaça todo um bairro
Foto: Divulgação
A cratera aberta em Vera Cruz, por motivos ainda incertos, cresceu nas últimas semanas. De acordo com informações da Dow Química, empresa que extrai salgema da região, o tamanho não é conhecido, mas a tendência de crescimento segue projeções feitas anteriormente.

Na última aferição do tamanho, o acidente geológico tinha quase 86 metros de comprimento, 35,6 metro de largura e 39,7 metros de profundidade. A empresa afirmou, ao Metro1, que estudos feitos por uma empresa alemã, contratada pela companhia, afirmam que, muito dificilmente, um vilarejo que fica nas proximidades do buraco será atingido.

Apesar da informação, a prefeitura de Vera Cruz treinou os habitantes do local para possíveis emergências.

A Dow Química confirmou, em matéria publicada pelo Jornal da Metrópole, que o local da erosão já foi usado para extrair salgema — que é utilizado o em vários processos químicos e industriais. O espaço, no entanto, foi desativado antes do aparecimento do acidente geológico.

Em Maceió, um buraco parecido com o que apareceu na Bahia ameaça todo um bairro. De acordo com o Jornal Nacional, um relatório do Serviço Geológico do Brasil recomendou um plano de emergência para atender os moradores do bairro do Pinheiro. Três pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil chegaram nesta quarta a Maceió para avaliar o que pode estar causando o afundamento do Pinheiro. Entre as hipóteses estão: o surgimento de uma dolina, um fenômeno geológico que ocorre quando parte do solo cede formando uma cratera; a localização do bairro em uma área tectonicamente ativa e a exploração de salgema na região.

Por: metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]