JACOBINA / Primeiro simulado de rompimento de barragem do Nordeste mobiliza 400 pessoas

A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) - Yamana Gold Inc. - realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma simulação de rompimento de barragem de rejeito em comunidades próximas à sede da empresa. Ao menos 400 moradores participaram do treinamento, que foi o primeiro realizado na região Nordeste.
Às 10h19, as sirenes foram acionadas em todas as comunidades próximas e os moradores tiveram que se deslocar em direção aos pontos de concentração - são os locais demarcados como seguros, todos sinalizados pela mineradora. Já no local, cada pessoa recebeu água, lanche e apoio de agentes da Defesa Civil e da Yamana. As comunidades envolvidas no treinamento são as com maior potencial de danos em caso de um rompimento nas barragens: Itapicuru, Canavieira, Malhadinha, Pontilhão e entornos.

Além de moradores e funcionários da empresa, o simulado reuniu vários representantes de órgãos estaduais, municipais e federal, tais como a Defesa Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Exército Brasileiro (Tiro de Guerra 06-008), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, Defesa Civil Estadual, autoridades e imprensa.
Antes da simulação de hoje, a Yamana Gold promoveu diversas palestras com as comunidades citadas, para explicar detalhes sobre os métodos utilizados na construção das barragens, a segurança e riscos que elas oferecem. A empresa tem destacado que suas barragens são seguraras, inclusive a mais antiga, a B, construída na década de 1980.

Segundo os engenheiros da empresa, o trabalho de drenagem dos líquidos e as permanentes análises feitas nas barragens, mostram que existe segurança e não há motivo para pânico na população jacobinense.

Por: Jacobina Notícias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]