MEIO AMBIENTE / Dow Química retira funcionários de área próxima a cratera em Vera Cruz

De acordo com a companhia, os funcionários foram retirados no dia 8 deste mês após uma “decisão conservadora
Foto: OrtoPixel – Soluções com Drones, Geotecnologias e Arquitetura
A cratera aberta em Vera Cruz, na Bahia, ainda gera preocupação às pessoas que moram perto da falha geológica. Moradores do vilarejo de Matarandiba, no entorno do local, ficaram assustados com uma evacuação de servidores da Dow Química do lugar. A informação foi recebida hoje pelo Metro1 e confirmada pela empresa alemã.

De acordo com a companhia, os funcionários foram retirados no dia 8 deste mês após uma “decisão conservadora”.

Apesar de os estudos que mostram a remota possibilidade da formação de um sinkhole e das tecnologias de monitoramento em tempo real utilizadas, a Dow adotou uma postura altamente conservadora reduzindo preventivamente – e com efeito imediato - o número de pessoas que trabalham e circulam nas áreas administrativas de nossa operação em Matarandiba e próximas aos poços de extração de salgema desativados na década de 1980 para o mínimo possível, para atender uma das solicitações do Inema. Atualmente, nove funcionários e 21 contratados atuam na operação em Matarandiba”, disse, em resposta ao Metro1.

Com esta medida, seis pessoas terão acesso à área de circulação restrita, sendo quatro com permanência apenas esporádica, de acordo com requerimentos operacionais. Os demais desempenharão normalmente as funções, mas em área remota.

Ainda de acordo com a Dow Química, o buraco não causa risco à vila de Matarandiba. A erosão, no entanto, continua a crescer. A medida de reduzir o pessoal na área, diz a empresa, “seguirá válida até que estudos adicionais sejam concluídos”.

A redução preventiva da circulação na área foi estruturada de forma a reduzir qualquer potencial impacto na segurança e sustentabilidade das pessoas, meio ambiente e operações da Ilha. Importante destacar que a ação não implica em perda de empregos ou redução do quadro de funcionários na operação da unidade de Matarandiba (Dow e contratados). As operações seguem normalmente, sem qualquer impacto à produção”.

Ainda com causas desconhecidas, a abertura do evento foi identificada em 30 de maio de 2018. De acordo com a Dow, o buraco é um fenômeno geológico conhecido como "vazio subterrâneo" (sinkhole, em inglês), cujas causas ainda não foram esclarecidas. Especula-se, entre outras coisas, que a extração de salgema feita pela empresa na área tenha contribuído ou causado para o aparecimento da falha.

Pós-doutor em Geofísica e professor da Universidade Federal da Bahia, Marco Antonio Barsottelli Botelho diz que o acontecimento é inédito no mundo e precisa ainda ser melhor explicado.

Em Maceió, um buraco parecido com o que apareceu na Bahia ameaça todo um bairro. De acordo com o Jornal Nacional, um relatório do Serviço Geológico do Brasil recomendou um plano de emergência para atender os moradores do bairro do Pinheiro. Três pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil chegaram nesta quarta a Maceió para avaliar o que pode estar causando o afundamento do Pinheiro. Entre as hipóteses estão: o surgimento de uma dolina, um fenômeno geológico que ocorre quando parte do solo cede formando uma cratera; a localização do bairro em uma área tectonicamente ativa e a exploração de salgema na região.

Por: metro1
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]