VÁRZEA DA ROÇA / Balão de internet do Google sobrevoa Várzea da Roça e população fica assustada

Um balão do Google sobrevoou Várzea da Roça na tarde deste sábado, 16 de fevereiro de 2019, deixando alguns moradores intrigados. “Se parece com uma estrela”, disseram algumas pessoas assustadas que olhavam para o céu na Estrada do Barro Branco. “Creio que seja um saco plástico, porém impressiona pela altitude. É uma pipa?”, conversavam eles.
Foto: Val Bahia
Segundo o comerciante Zelito, que é morador da Rua 28 de outubro, o objeto (Balão de internet do Google) é visto com frequência na região.

O balão foi visto por volta das 16hs e desapareceu por volta das 18hs, deixando Varzeanos intrigados com o ocorrido.

Ainda segundo o blog Portal Serrolândia da cidade de Serrolândia (BA), o balão sobrevoo o município de Serrolândia e a população confundiu com um Óvni.
Foto: Val Bahia

O QUE É O PROJETO LOON?
O projeto trabalha em parceria com empresas de telecomunicações para estender a conectividade à internet para áreas rurais e remotas, para que pessoas de todos os lugares possam acessar a Internet diretamente de smartphones e outros dispositivos compatíveis com LTE (Long Term Evolution – tecnologia móvel de transmissão de dados).

Consiste em uma rede de balões que viaja na estratosfera, aproximadamente 20 km acima da superfície da Terra, bem acima dos aviões, da vida selvagem e de fenômenos climáticos.

COMO FUNCIONA?
O sinal de internet sem fio é transmitido para o balão mais próximo do parceiro de telecomunicações no solo, retransmitido pela rede de balões e enviado de volta para pessoas em áreas rurais e remotas. Cada balão tem uma área de cobertura de 5.000 quilômetros quadrados.

Na estratosfera, os ventos estão divididos em camadas. Cada uma delas varia em velocidade e direção. Para levar os balões aonde eles precisam ir, o Projeto Loon usa modelos preditivos de ventos e algoritmos de tomada de decisão a fim de subir ou descer cada balão para uma camada de vento que sopre na direção desejada. Ao se moverem com o vento, os balões podem ser organizados para oferecer cobertura aos lugares em que é necessária.

COMO ISSO É POSSÍVEL?
Os balões são projetados e fabricados em escala para sobreviver às condições da estratosfera, na qual os ventos podem passar de 100 km/h, e a fina atmosfera oferece pouca proteção contra a radiação UV e oscilações drásticas de temperatura, que pode chegar a -90° C. Feito de folhas de polietileno, cada balão do tamanho de uma quadra de tênis é construído para durar mais de 100 dias na estratosfera antes de retornar ao solo de forma controlada.

O Projeto Loon pegou os componentes mais essenciais de uma torre de celular e os reprojetou para que fossem leves e duráveis o suficiente para serem carregados por um balão a 20 km de altura, na estratosfera. Todos os equipamentos são altamente eficientes em termos de energia e são alimentados exclusivamente por energia renovável, com painéis solares alimentando as operações durante o dia e uma bateria recarregável durante a noite.

A equipe do projeto rastreia a localização de cada balão usando GPS, trabalhando diretamente com o controle de tráfego aéreo local para levar cada balão com segurança ao solo em áreas despovoadas. Quando um balão está pronto para ser retirado de serviço, o gás lift que o mantém em voo é liberado, e o paraquedas é aberto automaticamente para que o balão desça ao solo de forma controlada. As equipes de recuperação recolhem os equipamentos para reutilização e reciclagem.

Por: Val Bahia News, com informações do bellunotec
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Um comentário:

  1. A tecnologia está avançando cada vez mais para oferecer à população conforto e conectividade.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]