MEIO AMBIENTE / Dez Reservas Ambientais serão criadas em Jacobina e Ourolândia

Mais de 1.155 hectares de mata serão transformados em unidades de conservação com a criação de dez novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), nove no Município de Jacobina e uma em Ourolândia. Os projetos e estudos que criam as reservas foram protocolados no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no último dia 25. Com as novas reservas, Jacobina assume o terceiro lugar no ranking de cidades baianas com o maior número de RPPN’s. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, o Ministério Público estadual está atuando junto a outros proprietários de fazendas que devem aderir à iniciativa nos próximos dois anos. “Nós acreditamos que, até 2020, Jacobina atinja a primeira colocação nesse ranking”, afirmou.
Mais 10 (dez) Reservas Ambientais serão criadas em Jacobina e Ourolândia, dentre elas a maior RPPN em Caatinga do Estado da Bahia.
Segundo o promotor, as propriedades onde estão localizadas as reservas, totalizando mais de 4.400 hectares, foram completamente regularizadas ambientalmente, com o cadastramento das reservas legais e áreas de preservação permanente, bem como remanescentes de matas, conforme determina o novo Código Florestal. A reserva localizada no Município de Ourolândia será a maior Unidade de Conservação Privada do bioma Caatinga do Estado da Bahia, com 857,8 hectares de áreas protegidas de maneira integral. Das nove reservas de Jacobina, cinco ficam localizadas no Vale do Ouro.

De acordo com Pablo Almeida, um dos objetivos de fomentar a preservação ambiental de propriedades privadas é “formar um banco de dados de informações que servirão para o controle, monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado da Bahia”. Os estudos necessários para a criação destas dez novas reservas foram financiados pela Fundação Grupo o Boticário e executados pelos Institutos Água Boa e Ynamata, em colaboração com o Ministério Público, através do Programa Floresta Legal, sem nenhum custo.

Por: mpba
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]