NORDESTE / ILHA DO RODEDAOURO É DE JUAZEIRO E A DO FOGO? MPPE DEVERÁ PUBLICAR EM BREVE RELATÓRIO FINAL SOBRE NOVO MAPEAMENTO

O Ministério Público de Pernambuco, na busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, realizou um levantamento para definir os limites entre Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova, num trabalho que envolveu órgãos e entidades como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como já divulgado pelo Blog, o estudo detalhou, através de equipamentos cartográficos mais modernos, considerando ainda os barramentos realizados no Rio São Francisco e o sentimento dos moradores, os novos marcos divisórios entre os estados e municípios envolvidos. Dentre as conclusões a de que a Ilha do Rodeadouro pertence a Juazeiro-Ba, embora tenha fornecimento de energia elétrica feita pela Celpe, distribuidora de energia em Pernambuco.

Com a conclusão fica o questionamento: Quem vai cuidar da ilha no lado que era considerado pernambucano, que tem serviços como o de salva vidas, feito pelos bombeiros de Pernambuco? A coleta de lixo passa a ser feita pela Prefeitura de Juazeiro? A Celpe vai continuar atendendo as chamadas emergenciais e pedidos de instalação elétrica?


A partir da publicação da nota do MPPE, o Blog recebeu diversos questionamentos sobre o marco divisório na Ponte Presidente Dutra, que recentemente foi alvo de polêmica após instalação de uma placa, pelo DNIT, estabelecendo o marco da divisa entre os municípios de Juazeiro e Petrolina, no cais de Juazeiro. O que mais se questionou após a matéria foi se a Ilha do Fogo, que já foi tema de muitas discussões, também entrou na cota baiana. Um relatório final deve ser elaborado até o final de abril, quando muitas dessas dúvidas deverão ser esclarecidas. Ou não?

Por: geraldojose
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]