VÁRZEA DA ROÇA / Após matéria do 'BLOG VAL BAHIA NEWS', Capela do Monte de Morrinhos (São Roque) em Várzea da Roça é reformada.

Após uma matéria do dia 04/02/2019, onde na ocasião o VALBAHIANEWS mostrou a situação que se encontrava a Capela do Monte do povoado de Morrinhos (Monte de São Roque) no município de Várzea da Roça, onde a mesma matéria teve boa repercussão, chegado ao conhecimento da população e representantes do município, a vereadora Joilma Rios fez um requerimento que foi aprovado por os demais vereadores, tendo como consequência a reforma da Capela pela Prefeitura Municipal.
conversamos com Laurindo Amâncio da Silva, que já foi responsável pela zeladoria da capela
Capela do Morro de Morrinhos (Morro de São Roque) após a reforma. | Foto: Val Bahia.
Na época, conversamos com Laurindo Amâncio da Silva, que já foi responsável pela zeladoria da capela, segundo ele, devido a sua saúde abalada não pode mais realizar o serviço voluntário que sempre realizou, ainda segundo ele, não existe ninguém cuidando do local que estava totalmente abandonado antes da reforma.
Laurindo Amâncio da Silva um dos fundadores da capela de Morrinhos. | Foto: Val Bahia.
Abaixo entrevista com Laurindo Amâncio da Silva.
Relembre aqui!

Na semana santa, principalmente na quinta-feira e sexta-feira Santa, fiéis de varias localidades fazem suas romarias, subindo o Monte de São Roque que fica situado no município de Várzea da Roça-Ba no povoado de Morrinhos, e próximo a divisa com Várzea do Poço-Ba para rezar e fazer suas devoções.
Fiéis dentro da Capela fazendo suas devoções. | Foto: Arquivo do Val Bahia News.
Com a chegada da Semana Santa, a população e os fiéis esperam que as estradas que dão acesso à capela estejam em boas condições de trafegar, garantindo mais comodidade para os fiéis no exercício da prática religiosa, pois após as chuvas que caíram em Várzea da Roça e região, a BA-422 que começa em Várzea da Roça e passa pelas localidades de Água Boa, povoados de Barracas, Morrinhos e que dá acesso ao Monte está com buracos e pequenas valas.
BA-422 que começa em Várzea da Roça e passa pelas localidades de Água Boa, povoados de Barracas, Morrinhos e que dá acesso ao Monte de São Roque à espera de asfaltamento. | Foto: Val Bahia.
A foto acima é da BA-422 que começa no município de Várzea da Roça, passando também pelos municípios de Várzea do Poço, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Tapiramutá, que tem promessa de ser asfaltada (na ligação dos municípios de Várzea da Roça e Várzea do Poço), tirando assim o sofrimento de milhares de pessoas que depende dela para se locomover de um município a outro.
+ EM VÁRZEA DA ROÇA, MORADORES DE ÁGUA BOA, BARRACAS E MORRINHOS SONHAM COM O FIM DO SOFRIMENTO DE TRAFEGAR PELA BA-422.
Estrada do Barro Branco que dá acesso ao monte não tem condições de trafegar. | Foto: Val Bahia.
Existe uma alternativa para quem quer fugir da buraqueira na semana santa, saindo de Várzea da Roça pela Rua Odilon Cerqueira, a estrada para o Barro Branco é muito usada para chegar até o povoado de Morrinhos e ao monte, mas esta alternativa até o dia de hoje (14/04/2019) não tem condições de uso, devido ao grande volume de buracos e crateras abertas pelas chuvas. Desde o dia 28 de dezembro de 2018, que a mesma não recebe o patrolamento.

O povoado de Morrinhos no município de Várzea da Roça é um dos mais antigos e, ao mesmo tempo, diferente, porque de lá do alto do Morro se tem uma visão panorâmica do povoado e da cidade de Várzea da Roça.
Povoado de Morrinhos no município de Várzea da Roça/BA. | Foto: Val Bahia.
Os moradores se orgulham de morar em um local importante para a história e a cultura do município, a capela no alto do Morro de São Roque tem uma importância histórica considerável e pode ser considerado um dos símbolos mais importantes do nosso município.

Por: Val Bahia News
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]