SAÚDE / ONCOLOGISTA ADVERTE QUE MAUS HÁBITOS CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DE CÂNCER ENTRE JOVENS

Estimativas do Centro Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), instituição internacional subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que em 2018 houve um aumento de aproximadamente 28% em diagnósticos de câncer no mundo, teriam sido mais de 18 milhões quando em 2012 foram 14 milhões de casos reportados. Divulgado em setembro do ano passado pela entidade, o relatório mostra informações baseadas no recorte da população por gênero, indicando que um em cada cinco homens e uma a cada seis mulheres no mundo desenvolverá algum tipo de tumor maligno durante a vida. Diante do cenário de contínua progressão da doença, a entidade destaca que é preciso atentar para a perigosa relação entre hábitos pouco saudáveis da nova geração e o potencial aumento nos índices de tumores entre o grupo de pessoas formado por aqueles que atualmente têm menos de 30 anos. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, obesidade, infecções virais e exposição solar sem proteção são fatores que contribuem para o aumento da doença.
A oncologista Samira Mascarenhas, do NOB – Grupo Oncoclínicas, destaca a importância da adoção de hábitos saudáveis: “Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, não fumar, usar protetor solar, fazer sexo seguro e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são hábitos que fazem a diferença na prevenção do câncer”. O sobrepeso e o sedentarismo estão no topo dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes e hipertensão. “Adotar um estilo de vida mais saudável é o melhor caminho para reduzir a incidência do câncer e garantir o bem estar e a qualidade de vida, assim também como é fundamental nos casos de pessoas já diagnosticadas com a doença”, ressalta a médica. “A vacina anti-HPV também é uma das recomendações para prevenção primária do câncer”, afirma Samira Mascarenhas. A especialista ainda alerta para alguns hábitos frequentes entre os jovens, como o consumo de alimentos processados e fast food e o álcool em excesso, que podem trazer malefícios à saúde.

Por: bahiaeconomica
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]