ECONOMIA / O que representa o investimento bilionário da Fiat no Brasil?

O presidente Jair Bolsonaro declarou na quinta-feira (23) que a Fiat-Chrysler anunciou investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2024. A Sputnik Brasil conversou com especialistas para analisar o que representa este anúncio para a economia nacional.
AP Photo/ STR
O presidente Jair Bolsonaro afirmou através de sua conta no Twitter que o anúncio da Fiat-Chrylser representa o "maior ciclo de investimento da história da empresa em nosso país".

Em entrevista à Sputnik Brasil, João Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região (MG), o anúncio é positivo para o Brasil, mas afirmou que o investimento não deve gerar o impacto desejado para o setor automobilístico de Minas Gerais.

"O investimento é extremamente importante para o Brasil, nós vivemos uma onde de mais de 14 milhões de desempregos. Então quando se fala em investimento no setor produtivo, isso é extremamente importante para o Brasil", afirmou.

Em relação ao investimento na região de Betim, João Alves de Almeida disse que "para Minas Gerais é um efeito de publicidade".

"Aqui em Betim o que vai ser aplicado imediatamente é uma fábrica de motores, que na verdade não é uma fábrica de motores, vai produzir uma linha que já tem uma fábrica de motores. Significa gerar 300 empregos gerados direto […] Então para o país é bom, mas para Betim está muito longe daquilo que a gente podia alcançar, do que a gente almejava no setor automotivo", opinou.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, os investimentos devem gerar 16 mil novos empregos diretos e indiretos. "Estamos resgatando a confiança de quem produz!", afirmou.
Já o economista, coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Empresas da Cadeia Automotiva da Fundação Getúlio Vargas, Antônio Jorge Martins, disse à Sputnik Brasil afirmou que há um elevado potencial de crescimento no setor automobilístico.

"De uma maneira geral, eu diria que o setor automotivo vem sendo bastante privilegiado por todas as empresas atuantes no mundo, elas priorizam o mercado brasileiro tendo em vista o elevado crescimento desse mercado no nosso país", afirmou.

O especialista citou números que mostram que o Brasil tem uma relação de habitantes por carro na ordem 4,6 habitantes por automóvel. De acordo com ele, em países desenvolvidos este número é de uma pessoa por carro.

"Ou seja, é um elevado potencial de crescimento que deverá se materializar ao longo dos próximos anos. Isso faz com que realmente exista em nosso país várias empresas do setor automotivo, e todas elas buscando focar os seus investimentos e aumentar o seu grau de competitividade", afirmou o especialista.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]