REGIÃO / Resíduos de medicamentos podem ser a causa para sumiço de peixes no Rio Jacuípe

O chefe do Departamento de Educação Ambiental aponta o sumiço de Acará Bandeira, Peixe Moreira, Matrinchã, Leandrin, além do maior bagre dos rios Paraguaçu e Jacuípe, o Patiapá, assim como o Pitu Pilão e o Pitu.
Rio Jacuípe no município de Várzea da Roça | Foto: Arquivo do site Val Bahia News. 
O sumiço de espécies de peixes, crustáceos e de organismos aquáticos no Rio Jacuípe pode estar associado à poluição por contaminantes emergentes - remédios, que são descartados nas águas pluviais e até mesmo na estação de esgotamento sanitário. A observação é do chefe do Departamento de Educação Ambiental da Semmam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais), João Dias.

Segundo ele, o descarte de antibióticos, alguns antidepressivos, analgésicos e hormônios nos corpos hídricos pode está causando a feminização - características femininas em peixes machos.

Existe uma preocupação da Prefeitura quanto à contaminação dos rios no município. Por falta de tratamento adequado do esgoto sanitário, que na Bahia é operado pela Embasa, várias espécies de peixes e crustáceos podem desaparecer como já está sendo observado no Rio Jacuípe”, afirma João Dias.

O chefe do Departamento de Educação Ambiental aponta o sumiço de Acará Bandeira, Peixe Moreira, Matrinchã, Leandrin, além do maior bagre dos rios Paraguaçu e Jacuípe, o Patiapá, assim como o Pitu Pilão e o Pitu. “A contaminação dos corpos hídricos por medicamentos atinge tanto a população urbana quanto rural. É uma situação preocupante e o Governo do prefeito Colbert Filho está atento ao problema”, salienta.

O educador ambiental ressalta a importância em evitar o descarte de esgoto in natura nos mananciais, bem como a população não fazer uso de medicamentos sem a prescrição médica – principalmente os antidepressivos, antibióticos e anticoncepcionais. “No Brasil já existe uma pesquisa em andamento, no Rio Grande do Sul, que associa o sumiço de peixes no Estado por contaminação dos rios”, destaca.

Ainda de acordo com João Dias, a mudança de comportamento de espécies de pássaros, que vem sendo notada, também pode estar associada aos contaminantes emergentes. Outro problema apontado é o das superbactérias.

Todo corpo hídrico tem bactérias. No entanto, quando essas bactérias entram em contato com parte do princípio ativo dos medicamentos, que não é absorvido pelo organismo do homem, no momento que elas forem se reproduzir a sua descendência se tornará uma superbactéria”, explica ressaltando que “as superbactérias matam atualmente 1 milhão de pessoas no mundo”.

Por: acordacidade
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]