POLÍTICA / Esquerda em transe: derrota na Previdência mostra momento frágil

Derrotada no impeachment de Dilma Rousseff e nas eleições de 2018, a esquerda foi batida mais uma vez na votação da reforma da Previdência. Com o ex-presidente Lula atrás das grades e pouca coesão, os progressistas seguem recolhendo os sacos e buscando se recompor.
AP Photo / Denis Ferreira Netto
Em entrevista à Sputnik Brasil, a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) segue empenhado em defender seu principal líder e outros partidos conseguiram conquistar importantes espaços, como o PSOL, mas o cenário ainda é "muito ruim" para a esquerda.

Esta sexta-feira (12) marca o aniversário de dois anos da condenação de Lula pelo então juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá.

As recentes divulgações de conversas de membros da força-tarefa da Lava Jato pelo The Intercept Brasil mostram um "conluio" do Judiciário contra Lula, afirma Braga. Apesar disso, ela acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) não deverá tomar decisões contrárias à Lava Jato porque não tem interesse em alterar o equilíbrio de poder em voga atualmente.

"As instituições estão no limite do que elas podem aguentar em termos dessas denúncias [sobre a Lava Jato]", diz Braga.

Após a divulgação das conversas, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a discutir um habeas corpus de Lula após o ministro Gilmar Mendes devolver ao plenário o processo do petista que ele havia paralisado ao pedir vistas.

Executivo é um 'quase refém' do Legislativo
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conseguiu formar um bloco de 379 votos para reformar as regras de aposentadoria dos brasileiros. A votação mostrou uma ampla vantagem do bloco governista, que precisava de 308 votos para aprovar a proposta de emenda constitucional da Previdência.

A professora da UFSCar diz que "toda a articulação" da Previdência é de responsabilidade de Maia e que hoje o Poder Executivo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é um "quase refém" do Poder Legislativo, capitaneado por Maia e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AM).

Braga ressalta que embora Maia não tenha popularidade o suficiente para um voo presidencial em 2022, ele tem se colocado como um importante nome para as próximas eleições.

Por: sputniknews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]