POLÍTICA / Ex-diretor do Metrô de SP expõe esquema de propina de empreiteiras em governos do PSDB

Ex-diretor do Metrô de São Paulo, Sérgio Corrêa Brasil revelou aos procuradores da Lava Jato como funcionava um esquema de propina dentro da companhia, envolvendo empreiteiras nos governos do PSDB. As informações são do portal G1.
Divulgação/Alesp
De acordo com a matéria, o objetivo era favorecer empreiteiras, financiar campanhas de políticos e conseguir aprovações na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e tramitações no Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o delator, o arranjo aconteceu nos governos de José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, que não são citados como beneficiários diretos. O esquema entrou em operação em 2004 e funcionou até as eleições de 2014, começando com as obras da Linha 2-Verde, passou pela 5-Lilás e chegou à licitação da 6-Laranja do Metrô.

Pelo esquema, as obras dessas linhas ficaram mais caras e mais lentas; as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa pagavam as propinas. Os partidos PPS (hoje Cidadania), PSDB, PFL (hoje DEM) e PTB – da base da administração Alckmin – recebiam repasses mensais em troca de apoio ao governo.

A delação revela que parte da propina era repassada a deputados estaduais, para que os contratos antigos não fossem questionados na Alesp. Tinham "vínculo mais forte" com o esquema o ex-deputado estadual Rodrigo Garcia (DEM), hoje vice-governador de SP, e o ex-deputado estadual Arnaldo Jardim (Cidadania), hoje deputado federal.

Por: bnews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]